A carreira de Jhoseff Bulhões; descobrindo sua trajetória de vida

Foi em um dia pacato desses, de Campo Grande, que o telefone de Jhoseff Bulhões tocou. Do outro lado da linha ouviu a resposta de uma esperada proposta de trabalho, coisa grande, fora dos limites fronteiriços de Mato Grosso do Sul. A felicidade de Bulhões foi ao extremo com a notícia, aguardada já há algum tempo. Assessorar um modelo em ascensão, filho de um famoso artista do SBT. Era o que faltava para ter o seu trabalho profissional reconhecido, após mais de 10 anos de carreira no mercado da comunicação, entre radialismo, jornalismo e o colunismo social.

A propósito, o objetivo que Jhoseff tem para a sua vida é exatamente isso: ser reconhecido dentro e fora do seu Estado de origem. “Quero ganhar o reconhecimento do público. Sobreviver, literalmente, da comunicação, de repente, ter um espaço numa grande emissora televisiva para apresentar um programa. Quero que, quando as pessoas vierem a Mato Grosso do Sul, possam lembrar que aqui existe um profissional de comunicação dedicado e competente e, quando precisarem divulgar algo, tem comigo uma probabilidade de sucesso e retorno muito grande.”, comentou.

O objetivo é audacioso, mas como dizem por ai, só tem futuro aquele que corre atrás do que sonha. E Bulhões trabalha muito para atingir tal meta, carrega consigo uma trajetória de superação, vindo de Dourados ainda criança, com 11 anos, juntamente com a mãe, buscando na Capital a esperança de uma vida nova. “Não conhecíamos a cidade, não conhecíamos ninguém além de uns tios distantes. Nunca tínhamos vindo para cá e nem ao menos sabíamos andar de ônibus. Mas conseguimos superar tudo isso.”, contou, aos risos das lembranças de dificuldades já superadas.

19510479_1937647319847031_834229186074468369_n

Foi nas ruas do bairro Vila Anahy que a criança ganhou o corpo de homem. Ali naquelas imediações, no ano de 2004, com 17 anos, conquistou o primeiro emprego na área de comunicação. Foi radialista na rádio comunitária Maracanã FM, foram cinco anos de muito aprendizado até mudar para a Transamérica FM, já completamente apaixonado pelo mundo do jornalismo e decidido que era aquele o caminho que seguiria pelo resto de sua vida.

Nasce um comunicador

“A comunicação sempre esteve comigo, desde pequeno sempre gostei de estar à frente dos negócios, de estar participando das atividades, ser o líder da turma. No bairro, acabei sendo o representante, entrando em contato com os jornais para reivindicar melhorias. Em 2004, após bater em várias rádios para pedir uma oportunidade de trabalho, consegui uma vaga na Maracanã. Lembro que no primeiro dia tirei a rádio do ar porque não sabia mexer nos equipamentos. Aprendi muito, principalmente a fazer entrevistas. No meu primeiro programa foram mais de 300 artistas entrevistados, como o grupo Tchakabum, de sucesso nacional.”.

Nesta fase de radialista, Jhoseff ingressou a faculdade de Comunicação Social e as oportunidades foram surgindo. “Meu primeiro emprego como jornalista foi no site Capital News, depois passei a trabalhar no site MS Notícias, onde comecei como estagiário e depois como repórter.”, disse. “De lá para cá já trabalhei em sites de notícias, jornais impressos, tv web, e fui também assessor de imprensa na equipe do vereador Otávio Trad.”.

Apaixonado pelo jornalismo, Jhoseff Bulhões foi ganhando espaço, conhecendo outros profissionais que lhe deram bons conselhos. Atualmente, ele trabalha no site do Jornal de Domingo (www.jd1.com.br), onde mantém ativa a coluna ‘Em Alta’, com publicações diárias no site e semanal no impresso, além de ter o seu próprio blog, o Blog do Bulhões (www.blogdobulhoes.com.br).

“Fiz alguns trabalhos para jornal impresso de menor circulação e também no Site Boss como colunista, sempre tive essa vontade de ser um jornalista de coluna, mas só ganhei notoriedade quando fui trabalhar no Top Mídia News, onde tivemos várias matérias polêmicas, todas sempre com a audiência alta, inclusive, colocaram um outdoor divulgando o meu nome e o espaço no site. Uma dessas matérias de maior repercussão foi quando publiquei, em primeira mão, que a deputada estadual Grazielle Machado estava namorando um cantor sertanejo, outra foi sobre o dono da Academia Smart Fitness estava namorando uma atriz global.”.

WhatsApp Image 2018-06-09 at 10.50.16
Revista Impar destaca o colunista Jhoseff Bulhões

Jhoseff comentou que não se considera um colunista social, da ‘socialight’, muito pelo contrário, a sua humildade, de infância carente, se reflete no trabalho profissional. “A grande diferença da minha coluna para as demais é que trabalho tanto com o meio político como o lado cultural, divulgando eventos e artistas regionais. Eu falo a língua do povo, falo aquilo que a grande massa quer ouvir e saber. E também nas redes sociais, estou muito presente e isso diferencia dos demais colunistas, que sequer usam o Facebook para se comunicar com o leitor.”, definiu.

O site próprio

Há cerca de dois meses, Jhoseff Bulhões deu mais um passo na sua carreira profissional. O jovem lançou o seu próprio site, onde tem liberdade para falar sobre qualquer assunto. O Blog do Bulhões surgiu da ideia de um amigo e, com o apoio de outro, conseguiu construir a plataforma e por o endereço eletrônico no ar. “Surpreendeu o número de acessos, até porque o divulgo pouco. No site falo de tudo, fujo do colunismo e procuro divulgar artistas regionais e fortalecer a classe musical do nosso Estado. Acredito que, com mais um tempo e divulgação, ganharemos o mercado local. Em questão de nome, acho que já estamos conquistando o nosso espaço.”, avaliou.

Como assessor de imprensa, Bulhões teve a oportunidade de trabalhar no grande retorno do grupo musical ‘Canto da Terra’, fato este que ele considera um divisor de águas na carreira. “Foi o trabalho que abriu as portas para que pudesse ser valorizado no ramo de assessoria. Antes, só fazia assessoria voluntariamente, sem receber por isso, mas depois do Canto da Terra muitos artistas me procuraram.”, disse. “O show de retorno do Canto da Terra, no CLC, era para ter apenas mil pessoas, mas com a divulgação que realizei o público foi de oito mil.”, complementou, orgulhoso do resultado.

A militância nos tempos de juventude e a proximidade com o vereador Otávio Trad fez com ingressasse na política. Jhoseff foi presidente municipal da juventude do PSC de Campo Grande, em 2008, e atualmente está filiado ao PRB, mas não participa diretamente das reuniões partidárias. “Acompanho a política, mas não estou envolvido como antes. Em 2016 tinha a pretensão de ser candidato, mas acabei abrindo mão para apoiar o Otávio [Trad]. Eu pretendo sim, no futuro, disputar uma eleição e apresentar projetos de lei voltados para o bem-estar da população, ser um fiscalizador, não quero ser um político de mídia. Esse ano alguns partidos até me convidaram, mas não é o momento. Quero que as coisas aconteçam naturalmente, não me por na política, mas sim a política me chamar para exercer essa função.”, discursou.

Jhoseff Bulhões segue o seu ritmo de trabalho em busca do sonhado sucesso profissional. Enquanto aguarda a confirmação da oferta de trabalho para assessorar o modelo, citado no primeiro parágrafo desta matéria, o jornalista vai alimentando o seu site e a sua coluna com informações relevantes para o público sul-mato-grossense.  Nas redes sociais, são mais de 15 mil seguidores que o acompanham e depositam nele a credibilidade da boa informação e isso já é mais importante do que qualquer outra coisa. Você pode seguir a fan page de Jhoseff Bulhões clicando aqui.

Um comentário sobre “A carreira de Jhoseff Bulhões; descobrindo sua trajetória de vida

  1. Que orgulho de você Joshef sempre foi um comunicador. Ligava na Rádio Capital todos os dias e já com o release sobre o bairro na ponta da lingua. Muitas bençãos em sua vida!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s