ALMS amplia transparência e interatividade com transmissões ao vivo nas redes sociais

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul está cada vez mais próxima de você, cidadão, por meio da tecnologia digital, que permite interatividade e transparência nos trabalhos dos deputados estaduais. Prova disso são as novas transmissões ao vivo das ações legislativas, via redes sociais, implementadas recentemente pela Mesa Diretora, por meio da Secretaria de Comunicação Institucional. 

Nesta segunda-feira (13) foi possível assistir em tempo real pelo Facebook e YouTube a audiência pública Financiamento da Saúde em Mato Grosso do Sul e do Sistema Único de Saúde (SUS), de proposição do deputado Dr. Paulo Siufi (MDB), quem também foi o proponente da primeira audiência transmitida ao vivo pelas nossas redes.

“Tudo aquilo que hoje permite esse dinamismo e amplia a informação ao público, é válido. É importante termos essas ferramentas na Assembleia Legislativa, que não pode ficar alheia às novas tecnologias e está se adaptando constantemente, portanto, tem o meu reconhecimento”, disse Siufi.

As transmissões são feitas de todos os assuntos com grande impacto ao público, como a votação do projeto de lei que reduziu a carga tributária do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), do diesel em Mato Grosso do Sul, no dia 5 de junho – reveja aqui.

Até o momento, um dos eventos com maior interação on-line foi a audiência pública A Política de Saúde Mental e a Atuação das Psicólogas e dos Psicólogos, que alcançou organicamente mais de 10,7 mil pessoas, com mais de 190 reações e compartilhamentos, com 42 comentários. Três perguntas feitas via Facebook foram respondidas ao vivo, durante a audiência, pelo proponente do evento, deputado Pedro Kemp (PT).

“Foi muito expressiva a participação. Os números demonstraram como a comunicação cumpre o seu papel ao levar informações de interesse público à população. A atuação da equipe multiprofissional de técnicos da Assembleia junto aos assessores de quem participa de cada audiência são fundamentais. Quanto mais pessoas puderem assistir ao vivo, saber o que dizem os especialistas, mais a rede se fortalece. A participação de apresentações culturais em cada evento, como os jovens do Slam Campão que trouxeram uma poesia sobre a falta de políticas públicas de Saúde Mental aos jovens, certamente impulsionou ainda mais a participação do público pelos compartilhamentos nas redes”, considerou Kemp.

Ampliando o acesso

A responsabilidade das transmissões via Gerência das Mídias Sociais, é da Secretaria de Comunicação Institucional, comandada pelo 2º Secretário da Casa de Leis, deputado Amarildo Cruz (PT), que ressalta que todas as ferramentas utilizadas pela tecnologia da informação junto à comunicação, promovem transparência ao que é produzido.

“Com isso, quanto mais o público tem acesso e condições de acompanhar o que fazemos na Assembleia, sejam leis, audiências ou debates, mais fortalece a democracia e a confiança do cidadão. E isso é um grande passo, na medida que ocupamos os espaços públicos e eu continuo na luta como secretário, para que alcancemos ainda mais a sociedade, com parcerias e iniciativas, como a que estamos caminhando agora por uma TV Assembleia em sinal de TV aberta, para facilitar ao cidadão ter acesso àquilo que é produzido pelo Legislativo”, argumentou o deputado Amarildo Cruz.

Siga nossas redes, envie suas perguntas, sugestões e elogios pelo FacebookInstagram e Twitter. Todos os vídeos ficam disponíveis em nosso Canal do YouTube. As fotos oficiais podem ser baixadas pelo Flickr e também estão disponíveis em no site oficial. Os trabalhos parlamentares ainda podem ser acompanhados pela TV Assembleia, pela Rádio Assembleia e pelo aplicativo oficial disponível na Play Store (para sistema android) ou App Store (para iOS).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s