Denúncias, Caça às Bruxas e uso do jornalismo…

Política é um jogo de xadrez entre mestres. Jornalismo, por vezes, se equipara. A diferença está no fato de que, no xadrez, são mestres; no jornalismo, raramente.

Chegou o momento das denúncias de escândalos, ou não, mas de tudo que possa manchar a imagem deste, ou daquele candidato aos diversos cargos dessas eleições. Tudo chega aos ouvidos dos jornalistas das mais diversas mídias.

Os incautos, ou iniciantes; até alguns mais velhos nas lides da informação, embarcam nessa epopeia, vislumbrando a glória de um furo de informação. Criam uma falsa notícia que pode ter desdobramentos temerosos para eles e para os implicados.

Outros, jogam o jogo por estarem mancomunados com esse, ou aquele político opositor da vítima. Buscam cargos futuros ou estão sendo remunerados para isso. Nesse meio tem muita Lucrécia Bórgia e pouca Madre Tereza.

Incrível como políticos gostam de usar dos jornalistas para atingirem seus objetivos. Mais incrível, como os jornalistas se deixam enredar nessas tramas.

Não confie

Portanto, cidadão, não confie em todas as denúncias. Chequem em várias mídias antes de tomar como verdadeiro o que é falso (aderindo à moda: Fake News).

Isso não torna inocentes, como não torna culpados, todos os políticos sob suspeição da Justiça. Nesse caso, dois ditos populares devem sempre ser levados em conta: “Onde há fumaça, há fogo” e “Se o povo fala, ou é, ou foi, ou será”.

Fofocas de comadres não passam disso. Pequenos escândalos para denegrir essa ou aquela pessoa, espalhafatosamente divulgadas por incautos, desavergonhados, ou cupinchas. Digo isso sem peso na consciência, pois os verdadeiros jornalistas não serão afetados por essas afirmativas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s