5 motivos para você visitar a Olimpíada Brasileira de Robótica em Campo Grande

É de graça! Se nem a oportunidade de fazer um programa diferente com a família sem pagar nada te convenceu, o Sesi te mostra porque ir ver de perto a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), uma disputa entre robôs de verdade. 

A competição começa nesta quinta-feira (23/08) e termina na sexta-feira (24/08), no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande (MS). Mais de 300 alunos de escolas públicas e privadas de Mato Grosso do Sul, distribuídos em 71 times, participam.

Há motivos de sobra para você conhecer a competição. Confira abaixo os cinco principais:

1 – Vai ter uma disputa emocionante com robôs de Lego

As equipes são avaliadas pelo desempenho na arena de competição, quando as máquinas montadas e programadas pelos estudantes precisam cumprir determinadas missões na mesa, que envolvem ultrapassar obstáculos, resgatar objetos e concluir trilhas, tudo isso com robôs construídos pelos próprios alunos.

2 – Você descobrirá como aprender a controlar esses robôs

Achou que ia voltar para casa sem botar a mão na máquina? A equipe pedagógica da Escola do Sesi estará a postos para mostrar aos visitantes como a robótica prepara os estudantes para um mercado de trabalho que já é realidade, e demanda múltiplas habilidades do profissional. É a sua chance de conhecer um pouco mais sobre este modelo adotado na instituição de ensino e o mundo dos robôs.

3 – Tudo isso em um ambiente superdescontraído

Você vai se surpreender com a mistura de culturas – tem gente de todas as regiões do Estado – e com a animação dos competidores. Serão estudantes de 12 cidades, de Corumbá a Aparecida do Taboado e Coxim à Ponta Porã.

4 – Praça de Alimentação

Os alunos que estudam robótica participam de torneios de robótica durante o ano todo. Cada time procura ter um diferencial em relação aos demais e, por isso, organizam rifas e vendem o que podem para arrecadar fundos – a criatividade é o limite. Na OBR, a Escola do Sesi, por exemplo, vende açaí, doces, salgados, bolo, refrigerante, e outras guloseimas para matar a fome de quem está assistindo ao torneio.

5 – Estacionamento grátis

Quem já foi ao Albano Franco sabe: o local é uma das melhores estruturas para eventos do Estado. A chuva, se persistir, não atrapalha a OBR porque o espaço é coberto, e visitantes têm estacionamento gratuito.

Programação

A programação é a mesma para quinta-feira e sexta-feira: os portões do Albano Franco serão abertos ao público a partir das 8h30 – integrantes dos times, pais de alunos e a organização chegam um pouco mais cedo para deixar tudo pronto para os visitantes.

A primeira rodada de competições está prevista para terminar às 11h30. Então, há um intervalo para almoço e as disputas são retomadas às 13h30, seguindo até às 17 horas. Só na sexta-feira que as atividades se estendem até um pouco mais tarde, até às 18 horas, porque há o anúncio dos times classificados para a etapa nacional da OBR e entrega das premiações.

Nesta etapa, dos 71 times participantes, 15 são das escolas do Sesi: Girls Power, Terminators, Lego Jedi e Mixers (Campo Grande), H.A.F.A, Kingdom, Oneshot, Tupinambótica, Yin-Yang, Alphadroid (Corumbá), Tera Robotic’s Prime e Tera Robotic’s (Três Lagoas) e Megamentes One, Two e Three (Dourados). As equipes classificadas seguem para a etapa nacional da OBR, marcada para os dias 6 a 9 de novembro, em João Pessoa (PB).

Olimpíada Brasileira de Robótica – Etapa estadual

Data: 23 de agosto (quinta-feira) e 24 de agosto (sexta-feira)

Horários: 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h (quinta-feira) e das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 18h (sexta-feira)

Local: Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, localizado na Avenida Mato Grosso, 5.017, Bairro Carandá Bosque, em Campo Grande (MS)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s