O ‘Zé Gotinha’ de Maracaju e o julgamento da internet

É dia de ação social na cidade e você, cidadão do bem, quer ajudar da melhor maneira possível. Arruma uma fantasia improvisada e encara o calor escaldante em pleno sábado para incentivar as crianças a tomarem a vacina contra o Sarampo e a Poliomielite. A presença do personagem ‘Zé Gotinha’ é um clássico dos postos de saúde nos chamados ‘Dia D’ de campanhas de vacinação. Entretanto, em tempos de internet e redes sociais, qualquer detalhe que seja é motivo para comentários que vão desconstruindo a pretensão inicial e, ao mesmo tempo, prejudicando aquele que tinha a melhor das intenções. A internet é uma faca de dois gumes que corta sem pensar.

PP site 1

ze-gotinha-bizarro3
A Prefeitura Municipal de Maracaju apagou a publicação após os comentários negativos

Neste início de semana, os internautas sul-mato-grossenses transformaram o ‘Zé Gotinha’ da cidade de Maracaju em mais um ‘meme’. O compartilhamento de imagens começou quando a Prefeitura Municipal de lá postou em sua fan page no Facebook uma matéria falando sobre a ação ocorrida no último sábado (18). Na imagem da mesma, aparecia o personagem ‘Zé Gotinha’ acompanhando a vacinação das crianças, no entanto, a fantasia em pauta não se assemelhava em nada com a imagem original do personagem, criado por Maurício de Souza a pedido do Ministério da Saúde no ano de 1989, razão para a qual virou motivo de piadas.

Em entrevista à imprensa, o prefeito de Maracaju, Maurílio Azambuja (MDB), comentou o fato e o classificou como ‘um equívoco’ – referindo-se a escolha da fantasia. No contraponto da coisa, quem testemunhou o trabalho do ‘Zé Gotinha de Maracaju’ aprovou a iniciativa do rapaz fantasiado, que seria filho de uma das funcionárias da unidade de saúde e costuma atuar voluntariamente em ações sociais do tipo. A propósito, a cidade conseguiu atingir a meta da campanha de vacinação, imunizando mais de 1,7 mil crianças, o que corresponde a mais de 60% do público-alvo – são esperadas 2.478 crianças até o fim do mês.

Já não adianta telefonar para a unidade de saúde ou mesmo para a Prefeitura Municipal de Maracaju para conseguir alguma explicação para a fantasia, ninguém mais comenta o assunto, apenas falam sobre o inegável sucesso do ‘Dia D’ da campanha de vacinação. Todos naquela pequena cidade querem preservar a figura do rapaz que usou a fantasia, seque o nome dele é confirmado pelos conhecidos, tudo isso por medo do que pode acontecer com a sua imagem pessoal diante do cruel julgamento das redes sociais. Não é oficial, mas há quem diga que o mesmo pretende não mais atuar como Zé Gotinha nas próximas campanhas, isso porque aqueles que o conhecem passaram a humilhá-lo com piadas que fogem do limite tolerável.

Os comentários negativos e a lista de piores fantasias do ‘Zé Gotinha’

time vac
Apesar da reprovação na internet, Zé Gotinha de Maracaju fez sucesso entre as crianças

“Isso parece fantasia de terror”, foi o que diziam os mais variados comentários nas diferentes plataformas em que a imagem foi compartilhada. Houve quem comparou a fantasia de Maracaju com a roupa usada pela organização terrorista norte-americana Ku Klux Klan (KKK). Segundo fontes que trabalham na unidade de saúde de Maracaju, boa parte dos funcionários achou a fantasia feia e teria recomendado a não utilização da mesma. Por outro lado, todos afirmam que as crianças gostaram do personagem e até tiraram fotos com ele depois da vacina. – feliz é a criança que não liga para o que é feio ou bonito e apenas vive o momento.

Vasculhando a grande gaveta que é a internet, encontramos uma lista com as piores fantasias de ‘Zé Gotinha’ já registradas no país. Confira e opine:

 

 

Um comentário sobre “O ‘Zé Gotinha’ de Maracaju e o julgamento da internet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s