Meteorologia alerta para mudança na temperatura e risco de tornado em MS

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para a forte possibilidade de chuvas volumosas, tempestades e frio intenso nos próximos dias para as regiões Sul, Sudoeste e Centro-Oeste brasileiro. Para Mato Grosso do Sul, a previsão é para queda acentuada na temperatura já a partir da noite desta sexta-feira (24), além da chuva, também há o risco (pequeno) do estado ser atingido por um ciclone extratropical e tornado.

Conforme a previsão, um forte ciclone extratropical se organiza no litoral da Região Sul do Brasil entre a tarde desta sexta-feira e a madrugada de sábado (25). A baixa pressão atmosférica deste sistema deve atingir ao menos 1000 hPa, o que aumenta o potencial para a ventania, cujos ventos devem ser sentidos em Mato Grosso do Sul entre à tarde do dia 24 e a tarde do dia 25, com risco para o surgimento de tornados.

A passagem de nuvens carregadas da frente fria, somada a presença do ciclone extratropical e do grande contraste de temperatura e da pressão atmosférica aumenta a velocidade do vento ainda mais, podendo ter rajadas na ordem de 80 km/h a 100 km/h em Mato Grosso do Sul, especialmente na região Sul do Estado.

A mudança no clima terá ainda a presença de uma forte massa de ar frio, de origem polar, que vai provocar uma acentuada queda na temperatura. Os termômetros deverão ficar entre 5°C a 10°C, especialmente no final de sábado e a manhã de segunda-feira (27), subindo gradativamente a partir de terça-feira (28). O Inmet não destaca a possibilidade de uma nova geada no sul de Mato Grosso do Sul durante esse final de semana.

c76e99be910e3d3ab1ed4d1456ed49d6

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s