Muito abaixo do esperado, Campanha de vacinação contra Sarampo e Poliomielite entra nos últimos dias

Campo Grande imunizou apenas 52% da meta estipulada para a Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite e Sarampo. A ação termina nesta sexta-feira (31), devem ser vacinadas todas as crianças com idade de 12 meses até menores de cinco anos. Ao todo, são esperadas 47.574 crianças, deste total, 24.883 (52,30%) já receberam a vacina contra o Sarampo e 24.931 (52,40%) foram imunizadas contra a Poliomielite.

PP site 1

Em Mato Grosso do Sul, conforme os últimos dados divulgados pela Secretaria do Estado de Saúde (SES), foram aplicadas 92.421 doses (58,46%) da vacina contra a Polio e 92.076 (57,53%) contra o Sarampo. A meta para o Estado é imunizar 95% de um total de 158.083 crianças-alvos da ação.

Em todo o país, 4,1 milhões de crianças não foram imunizadas contra as duas doenças. O último balanço aponta que já foram aplicadas mais de 14 milhões de doses das vacinas (cerca de 7 milhões de cada), sendo que o total esperado é de 11,2 milhões de crianças.

Conforme o Ministério da Saúde, para a poliomielite, as crianças que ainda não tomaram nenhuma dose da vacina na vida serão vacinadas com a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). As crianças que já tiverem tomado uma ou mais doses receberão a gotinha (Vacina Oral Poliomielite – VOP). Em relação ao sarampo, todas as crianças devem receber uma dose da vacina tríplice viral, independente da situação vacinal. A exceção é para as que tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias, que não necessitam de uma nova dose.

Os pais e responsáveis devem comparecer às unidades básicas de saúde (UBS/UBSF) com suas crianças, levando a caderneta de vacinação para avaliação e registro da vacina. Segundo o Ministério da Saúde, todos os responsáveis têm a obrigação de atualizar as cadernetas de seus filhos, em especial das crianças menores de cinco anos que devem ser vacinadas, conforme esquema de vacinação de rotina.

Ainda segundo o Ministério da Saúde, atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo. Até o dia 21 de agosto foram confirmados 1.087 casos de sarampo no Amazonas e 6.693 permanecem em investigação. Já o estado de Roraima confirmou 300 casos da doença e 67 continuam em investigação. Entre os confirmados, nove casos foram atendidos no Brasil e estão recebendo tratamento, mas residem na Venezuela.

Serviço: Em Campo Grande, as salas de vacina das 67 unidades básicas de saúde (UBS/UBSF) da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) funcionam de segunda a sexta-feira, das  7h15 às 11h e das 13h às 16h45.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s