Sarau Delas marca dia nacional da visibilidade lésbica e bissexuais

O público campo-grandense prestigiou o Sarau Delas que aconteceu na Praça dos Imigrantes, na última segunda-feira, (27) para marcar o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica e bissexuais, celebrado no dia 29 de agosto. O evento que contou com atividades culturais e de saúde, foi realizado pela Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos (SDHU)) e da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas LGBT e Movimento de Mulheres Lésbicas.

A data existe para ser um marco do movimento das lésbicas no país, sendo um momento de discussão e reflexão sobre os estigmas, preconceitos e a lesbofobia que ainda permeiam a questão. O Dia Nacional da Visibilidade Lésbica e bissexuais é uma data estabelecida no Brasil criada por ativistas lésbicas e bissexuais brasileiras e dedicada à data em que aconteceu o 1º Seminário Nacional de Lésbicas e Bissexuais – Senale, ocorrido em 29 de agosto de 1996.

Em 2003, por ocasião da morte da ativista lésbica Rosely Roth, houve ainda a iniciativa de consagrar o dia 19 de agosto dia nacional do orgulho lésbico. Nesse dia em 1983, ativistas lésbicas lideradas por Rosely e acompanhadas de participantes de outros movimentos sociais ocuparam o Ferro’s Bar em São Paulo, em resposta a agressões lesbofóbicas ocorridas algumas semanas antes.

A Coordenadora Municipal de Políticas Públicas LGBT Cris Sthefany, salienta a importância do suporte e orientação a essas pessoas, para que com o feedback , sejam implementadas políticas públicas em prol desta parcela da sociedade.

Atrações

O público presente ao evento teve a oportunidade de assistir a peças teatrais e ao show com a cantora Ana Cabral e diversos artistas. Ao longo do evento foram apresentadas mensagens sobre a visibilidade lésbica, o respeito contribuindo para a interação dos presentes ao evento.

Ao longo da noite também foram realizadas ações de prevenção as IST/AIDS/HIV e HV e ofertados 40 testes rápidos de HIV via fluído oral.

O Subsecretário Ademar Vieira Junior ressaltou a importância de eventos como esse, que não têm somente o objetivo de lutar contra preconceitos, mas garantir que os direitos sejam garantidos.

O evento contou com o apoio da Sesau e da Sectur.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s