Prefeitura atualiza Portal do Cidadão e apps ‘Fala Campo Grande’ e ‘Todos no Ônibus’

Criado através de um mecanismo de busca robusto, o novo Portal do Cidadão permite ao internauta encontrar os serviços apenas digitando a palavra-chave corresponde, proporcionando comodidade e agilidade, além de ser possível ainda marcar quais são os serviços que mais utiliza. A plataforma, totalmente nova, já está no ar e foi apresentada na quarta-feira (29) pela Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), em ato realizado na esplanada da ferroviária.

PP site 1

O novo Portal do Cidadão oferece ao usuário todos os serviços da Prefeitura Municipal, como emissão da segunda via do carnê de prestação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), impressão de alvarás e licenciamentos para empresários e até mesmo conferir as oportunidades de trabalho disponíveis na Fundação Municipal do Trabalho (Funsat).

400A2296-Copy-300x200
Prefeito Marcos Trad

A plataforma proporciona ao cidadão mais facilidade, nela, é possível encontrar os serviços apenas digitando a palavra-chave corresponde. O usuário que realizar o cadastro na plataforma poderá salvar como favoritos os serviços mais utilizados, verificar o histórico dos seus acessos e ficar por dentro dos serviços mais acessados pelo cidadão.

De acordo com o diretor-presidente da Agetec, Paulo Fernando Garcia Cardoso, a ideia é possibilitar a quem acessa com frequência a personalização da ferramenta. As empresas e os autônomos também poderão consultar o Portal do Cidadão para acessar serviços como a Declaração Mensal de Serviços, a Guia de Taxas, a Nota Fiscal Eletrônica Avulsa, dentre outros serviços hoje oferecidos.

“A ideia das ferramentas é trazer a população para perto da administração. É tornar mais humana e aprazível essa relação, oferecendo a facilidade na busca dos serviços, a otimização das ações do poder público voltadas à defesa dos direitos do consumidor, além da inclusão social de muito mais pessoas no sistema público de transporte”, explicou.

Para o prefeito Marcos Trad, a iniciativa vai facilitar a vida dos cidadãos e, principalmente, o acesso dos munícipes aos serviços públicos disponíveis pela Prefeitura. “Estamos usando a tecnologia para facilitar a vida do cidadão campo-grandense, oferecendo a ele um conceito completo de cidadania para que saiba de seus direitos e como e onde buscá-los em sua plenitude”, disse.

App ‘Fala Campo Grande’

Imagem da captura de tela
App Fala Campo Grande, disponível no Google Play

Além da reestruturação do Portal do Cidadão, foi apresentado mudanças no Aplicativo ‘Fala Campo Grande’, voltado para dispositivos móveis como smartphones e tablets. Uma das novidades é a inclusão do módulo ‘PROCON Municipal’, onde o usuário poderá realizar denúncias, receber orientações e acompanhar o avanço de suas demandas. A atualização estará disponível na próxima semana.

Outro aplicativo que terá mudanças é o ‘Todos no Ônibus’, que disponibilizará a plataforma para as pessoas que utilizam cadeira de rodas. A solicitação de embarque será feita da mesma maneira que a versão anterior, ou seja, quando o usuário solicitar embarque especial o motorista receberá um sinal sonoro e, no tablet instalado no ônibus, aparecerá o nome do usuário cadastrado.

Os treinamentos realizados pelo Consórcio Guaicurus, responsável pela gestão do transporte público, são para que o usuário seja chamado para o embarque pelo nome, assim como já acontecia na versão anterior utilizada pelas pessoas com baixa visão e deficientes visuais. Caso a vaga destinada ao cadeirante esteja ocupada, o condutor avisará o solicitante e acionará automaticamente o próximo coletivo da mesma linha. Esta atualização estará disponível somente na segunda quinzena de setembro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s