Prefeitura promove “Setembro Inclusivo” e inclusão de políticas públicas

O mês de setembro é marcado pelo dia nacional de luta da pessoa com deficiência, pensando nisso a Prefeitura de Campo Grande, por meio da  SDHU (Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos) e da CAPED (Coordenadoria de Apoio à Pessoa com Deficiência) realizará a campanha ‘’Setembro Inclusivo’’, que acontece durante todo o mês , e será oficialmente lançada dia 03/09 às  9:00hs na SDHU (Rua Barão do Rio Branco 2260).

O Subsecretario Ademar Vieira Jr, destaca que respeitar os deficientes é ter toda uma série de cuidados para que eles não sejam excluídos do convívio da acessibilidade e a inclusão.

“Eles fazem parte desse respeito que devemos ter  com eles. Ela significa: dar, a essas pessoas, o acesso aos mesmos bens e serviços disponíveis para os demais cidadãos”, frisa Ademar

No Brasil, segundo o IBGE, 23,9%  da população tem algum tipo de deficiência (algo em torno de 45,6 milhões de pessoas).

Atuando dentro da premissa da Coordenadoria de Apoio à Pessoa com Deficiência de promover a inclusão e o respeito aos direitos das pessoas com deficiência, buscando seu protagonismo e efetivando as políticas públicas é realizado o Setembro Inclusivo.

‘’Campo Grande avança, não somente nas políticas públicas relacionadas a saúde, educação, habitação e infraestrutura, mas avança quando se trata da inclusão da Pessoa com Deficiência, seja no esporte, lazer, transporte, trabalho e respeito aos direitos humanos como um todo’’, ressalta o Coordenador de Apoio à Pessoa com Deficiência David Marques.

A campanha contará com a parceria de mais de 20 entidades, entre associações, empresas, instituições e Secretarias que podem, de alguma forma, fortalecer a inclusão da pessoa com deficiência.

Dentre as ações previstas estão: Curso de cabeleireiro para 10 pessoas com algum tipo de deficiência, ministrado pelo instrutor Marcos Rogério; Lançamento do Aplicativo Todos no Ônibus, desenvolvido para facilitar o deslocamento desse público específico, atendendo neste primeiro momento cerca de 523 pessoas em Campo Grande; Intensificação na fiscalização das vagas de estacionamento reservadas às pessoas com deficiência (será efetuado pela AGETRAN); Entrega de bengalas verde (para pessoas com baixa visão); Melhorias na acessibilidade, tanto em locais específicos como no transporte público (Sisep Consórcio Guaicurus); Palestras, rodas de conversas e histórias de superação (Associações e demais parceiros).

Todas  as ações acontecem em alusão ao evento do dia 21 de Setembro, que será  realizado no mesmo dia às 8h na Praça Ary Coelho com a  presença de todos os parceiros da campanha, que apresentarão seus trabalhos e atrações culturais, além de sorteios de brindes e feira artesanal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s