Profissionais de Educação Física recebem reconhecimento da ALMS

O trabalho dos educadores físicos de Mato Grosso do Sul foi enaltecido durante sessão solene na noite desta quarta-feira (5) na Assembleia Legislativa. O evento proposto pelo deputado Herculano Borges (SD) – bacharel em Educação Física – homenageou 29 pessoas com a entrega de uma comenda em comemoração ao dia dos profissionais da área, celebrado anualmente em 1º de setembro.

“Sou um soldado a serviço do esporte. Em 2004, meu pai me mandou para Campo Grande servir ao Exército, mas eu disse que queria ser Educação Física, antes de me alistar fiz a inscrição no vestibular. Na Educação Física, consegui honrar meu pai. Fui oficial de Educação Física no Exército Brasileiro. A nossa profissão nos motiva e nos faz emocionar facilmente. Hoje é um momento de festa, celebramos 20 anos da regulamentação de nossa profissão. E ela não acabou, pelo contrário, cada dia cresce mais. Parabéns a todos os profissionais da Educação Física”, enfatizou o professor Rodrigo Barbosa de Miranda – um dos agraciados com a comenda e escolhido para falar em nome dos homenageados.

Em suas palavras, o Presidente do Conselho Regional de Educação Física da 11ª região de Mato Grosso do Sul, Domingos Sávio da Costa, falou sobre a importância do reconhecimento. “Quero aqui agradecer a esta Casa de Leis por instituir essa homenagem. É importante que mais profissionais, por meio de suas atuações, consigam esse destaque. Cada dia que passa nossa profissão se torna mais importante e isso está relacionado à nossa intervenção. Sem um bom trabalho, não seríamos reconhecidos. Isso aumenta mais nossa responsabilidade e exige conhecimento para trazer qualidade de vida com postura ética. Parabéns aos homenageados pela relevância do trabalho de vocês”, disse.

Já o Presidente da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), Marcelo Miranda, destacou as ações da Casa de Leis para incentivar o desporto. “A Assembleia Legislativa, sem dúvida nenhuma, tem sido uma grande parceira do esporte. Fizemos algumas alterações importantes que beneficiaram toda a classe esportiva. Destaco a possibilidade de emenda parlamentar para o esporte, a questão do Bolsa Atleta – que nós conseguimos ampliar – e o Bolsa Técnico, que foi aprovado por unanimidade pelos deputados. Isso só vem coroar o trabalho desse profissional. É uma emoção muito grande, pois sou um apaixonado pela minha profissão e tive a oportunidade de trabalhar em todo o processo da regulamentação profissional. Essa homenagem vem coroar essa luta pela classe”, afirmou o representante do governo do Estado na solenidade.

“Esta é uma noite muito especial para mim, por ser um profissional da Educação Física. Quero parabenizar e agradecer a todos os profissionais de Educação Física. Espero que mais pessoas possam receber essa honraria, são muitos heróis que fizeram e fazem essa profissão. A sociedade precisa de cada um de vocês”, ressaltou o deputado Herculano Borges.

Homenageados – Os profissionais foram reconhecidos pelo trabalho realizado na difusão de conhecimentos técnicos e práticos sobre questões que envolvem a educação física, como planejamento, promoções e realização de campanhas educativas. Confira os nomes: Tiago Lopes Brandão Pinto; Moacir Pereira Castro; Luiz Henrique Araújo Silva; Marcos Lima Amorim; Marcelo Ferreira Miranda; Luis Eduardo Naime; Luis Antonio Fumis; Julio Cesar de Souza; Daniel Silva de Sena; Luiz Antonio Stopa; Emerson Augusto Nahabedian Ramos; Silvio Lobo Filho; Ederson Joacir Wagner; Andrea Luiz Cavalcante; Paulo Ricardo M. Nunez; Rodrigo Barbosa de Miranda; Nelson Gildo Zaminelli; José Alberto Lechuga de Andrade; Edméia Pacheco de Oliveira Roberto; Marcelo da Silva Matos; Waldir Nogueira de Jesus; Paulo Sérgio Rodrigues; Rodrigo Barbosa Terra; Edival Simões Costa; José Roberto Delasta; Kleiton Queiroz; Fabrizio Sales Filgueiras; Rubens Luiz Mondardo; e Julio Cesar de Souza.

Importância da atividade física – Segundo dados apresentados pelo deputado Herculado Borges, para cada  dólar investido no esporte outros cinco são economizados nas áreas da saúde e da segurança pública. “Com as práticas esportivas, temos menos pessoas doentes e menos pessoas envolvidas com crime. Teremos mais qualidade de vida, uma sociedade mais saudável. Educação Física salva vidas, é alegria, é inclusão social, representa mudança na vida das pessoas. Tudo isso mostra a força e a influência que o profissional de Educação Física tem”, reforçou.

Desafios da área – “Hoje comemoramos a valorização do profissional de Educação Física. Profissão que foi negligenciada e desrespeitada por muitos anos e com dificuldades conquistou a regulamentação. Muitas pessoas usurpavam da profissão, mas em 1º de setembro de 1998 conseguimos esse sonho”, relembrou o deputado.

O parlamentar também enfatizou a necessidade de políticas públicas para os esportes. “Estamos lutando para que haja mais recursos, se conseguirmos emplacar a Lei de Incentivo ao Esporte em MS, vai ser muito importante”, pontuou o deputado, fazendo referência às tratativas para formulação da lei, que foi tema de audiência pública na Assembleia Legislativa.

Além disso, Herculano Borges falou sobre a prática esportiva nas escolas. “Hoje a Educação Física é dificultada pela pouca carga horária nas escolas. Para minimizar, já fizemos um trabalho na Câmara Legislativa, há alguns anos, com a destinação de emendas para colocar educadores físicos nos Ceinfs [Centros de Educação Infantil] para trabalhar com recreação, desenvolvimento psicomotor, corporal e emocional”, disse.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s