Mais de 3 mil crianças menores de 1 ano ainda não foram vacinadas contra a Poliomielite e o Sarampo

Campo Grande é uma das seis cidades de Mato Grosso do Sul que ainda não conseguiram atingir a meta estipulada pelo Ministério da Saúde na Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite. Por essa razão, a Capital ganhou mais uma semana de imunização, que termina já neste domingo (23). De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau), o que contribuiu para o resultado foi a baixa procura pela vacina por parte das crianças na faixa etária de um ano de idade.

O último balanço da campanha divulgado pela pasta aponta que, até essa terça-feira (18), das 13.728 crianças com 1 ano de idade que deveriam ser imunizadas, apenas 10.481 (76,35%) receberam a dose contra a Poliomielite e 10.310 (75,10%) a do Sarampo. Nas demais faixas etárias (dois, três e quatro anos), a meta de 95% já foi atingida ou até mesmo ultrapassada.

Para a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Mariah Barros, “essa faixa etária é a que mais preocupa quando não são vacinadas, pois como o sistema imunológico está em fase de desenvolvimento, elas podem apresentar as formas graves das doenças, podendo até causar óbito. Além do mais, estes pequenos começam a ter contato com outras crianças o que favorece o contágio”.

Ao todo, Campo Grande já imunizou 43.205 crianças de um a menores de cinco anos de idade contra a Poliomielite, o que representa 90,82% do público-alvo, e 42.938 crianças foram imunizadas contra o Sarampo, o que representa 90,26% do total esperado.

No Estado, foram vacinadas 156 mil crianças, ou seja, 98% do total de 158 mil. Dos municípios que atingiram o índice estabelecido, 50 vacinaram 100% das crianças-alvos. No Brasil, o Ministério da Saúde registrou 95,56% de vacinação contra o Sarampo e 95,64% contra a Pólio.

A campanha de vacinação segue em todas as 68 salas das UBS/UBSF de Campo Grande, que funcionam de segunda a sexta-feira, das  7h15 às 11h e das 13h às 16h45. No sábado e domingo (22 e 23),, apenas os Centros Regionais de Saúde (CRS) dos bairros Nova Bahia, Tiradentes, Aero Rancho e Coophavila vão funcionar, das 6h15 às 17h45, com intervalo para o almoço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s