Enem pode atrasar ainda mais o início do horário de verão

Após sofrer um atraso de 14 dias por conta das eleições presidenciais, o início do horário de verão – desejado por uns e detestado por outros – deve sofrer uma nova reprogramação. isso porque o Ministério da Educação (MEC) solicitou ao presidente da República, Michel Temer, o novo adiamento na mudança em razão das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serão aplicadas nos domingos 04 e 11 de novembro. Até então, horário de verão está previsto para começar a meia-noite do dia 04.

No aceitável entendimento do MEC, a alteração no horário (que sofrerá o adiantamento de uma hora) poderia gerar confusão, fazendo com que candidatos possam perder o exame por conta da alteração no horário. O horário de verão é adotado por 10 estados (Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul , Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo) nas regiões centro-sul do país, além do Distrito Federal.

Ainda conforme o MEC, no dia 04, quando está previsto a mudança do horário, serão aplicadas as questões de linguagem, ciências humanas e redação, com duração prevista de 5h30. No dia 11, será a vez das questões envolvendo ciências da natureza e matemática, com duração de 5h. Em ambos os dias, a abertura dos portões será às 12h e o fechamento, às 13h..

A primeira mudança no início do horário de verão atendeu a um pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em razão das eleições presidenciais. Um decreto publicado no dia 15 de dezembro do ano passado alterou a programação, definindo que o início do horário de verão ocorra no primeiro domingo de novembro. Ainda não há uma resposta do Palácio do Planalto a respeito do pedido do MEC.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s