Capital já soma 380 policiais municipais armados; concurso vai oferecer 350 vagas

Mais 277 guardas civis municipais, agora chamados de policiais civis municipais, receberam, nesta terça-feira (23), a carteirinha funcional e a arma de fogo. De acordo com as informações, já são 380 servidores com o porte de revólver promovendo rondas nos bairros e no centro da cidade. Além de atuarem na segurança patrimonial do bem público municipal, os guardas também estão aptos a participarem de operações desencadeadas pelas forças de segurança estaduais e federais.

IMG_3145-Copy
Segunda turma recebeu a carteira funcional e a arma de fogo (Fotos: Denílson Secreta/PMCG/Divulgação)

A mudança na nomenclatura foi aprovada recentemente pela Câmara Municipal, segundo o secretário municipal de Segurança e Defesa Social, Valério Azambuja, o próximo passo é atualizar o brasão, uniformes dos servidores, pintura das viaturas e dos demais adereços, algo de deve ocorrer gradativamente. O orçamento está previsto em R$ 800 mil, que estão inclusos na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2019.

Ainda conforme explicou Azambuja, existem pontos que deverão ser debatidos até o final deste ano para melhorar a Polícia Municipal, como o plano de cargos e carreiras e a criação do estatuto de conduta. Além disso, também deve ser analisada a possibilidade de os boletins de ocorrência sejam lançados diretamente pela instituição e a permissão para a consulta de mandados de prisão.

Para o próximo ano, a Prefeitura irá abrir um concurso público para contratação de 350 novos servidores para reforçar a tropa da Polícia Municipal. “Estamos preparando para a valorização dos guardas um plano de cargos e carreira  e trabalhando com câmeras de videomonitoramento e compra de viaturas para aumentar as rondas.”, declarou o secretário, em entrevista a imprensa.

O policial municipal Alexandre Pedroso lembrou que o caminho para que chegassem a usar o armamento letal foi longo e que todos vão utilizar os equipamentos de maneira segura. “Os treinamentos foram de alto grau de complexidade, no qual nós tivemos que trabalhar o lado emocional e a resistência física. Agradecemos aos professores qualificados que passaram toda a doutrina teórica e prática, que vai contribuir para nosso trabalho.”, agradeceu o servidor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s