Paulistão 2019 define grupos e oficializa uso do VAR a partir das quartas de finais

Principal campeonato estadual do país, o Paulistão terá, na edição de 2019, o árbitro de vídeo auxiliar, ou simplesmente VAR. Será a primeira vez que o campeonato contará com o recurso tecnológico. Na final deste ano, disputada entre Corinthians e Palmeiras, um lance gerou muita reclamação por parte do Verdão, que acusou a arbitragem de ter recebido interferência externa ao marcar e anular uma penalidade. O caso foi levado até o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que acabou mantendo o resultado da partida e o título do Timão.

Nesta terça-feira (23), a Federação Paulista de Futebol (FPF) sorteou os quatro grupos da competição. O sistema de disputa segue o mesmo dos últimos anos, com os times de uma chave enfrentando os clubes das outras chaves. Avançam para a segunda fase os dois primeiros colocados de cada grupo (A, B, C e D), que se enfrentarão em disputa da ‘mata-mata’, com jogos de ida e volta, e assim segue até a grande final, marcada para o dia 21de abril.

O time que fizer a melhor campanha geral da primeira fase terá a vantagem de disputar os jogos decisivos em casa. O árbitro de vídeo será usado apenas a partir da segunda fase (quartas de finais). A FPF estima que cada partida com a presença do VAR tenha um custo de R$ 30 mil, que será bancado integralmente pela entidade. A Hawk-Eye Innovations, responsável por utilizar o VAR na Copa do Mundo deste ano, será a responsável pela implantação no Paulistão.

Outra novidade para a próxima edição é a proibição da venda do mando de campo para o estádio do adversário. Por exemplo: se o São Bento enfrentar o São Paulo nas quartas de final, o time do interior não poderá levar ao Morumbi a partida de que é mandante. Mas o jogo poderá ser realizado na cidade do rival. Pegando o mesmo exemplo, significa que o São Bento poderia levar sua partida ao Pacamebu.

Quanto às inscrições, cada clube deverá ter no máximo 26 jogadores, podendo relacionar, em uma espécie de segunda lista, jogadores saídos das categorias de base em número ilimitado. Assim como nos anos anteriores, os dois últimos colocados na classificação geral da primeira fase serão rebaixados para a Série A2. O Paulistão 2019 começa no dia 20 de janeiro. Veja como ficaram os quatro grupos da competição:

Paulistão 2019

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s