João Paulo Calves consegue habeas corpus; Puccinelli Júnior vai continuar preso

O advogado João Paulo Calves, apontado pela Polícia Federal como sócio do também advogado André Puccinelli Júnior no Instituto Ícone, obteve na terça-feira (23) o habeas corpus. O ex-governador André Puccinelli, o seu filho e o advogado em pauta estão presos desde o dia 20 de julho por crimes ligados a prática de corrupção e até mesmo ocultação de provas.

A autorização para a soltura do advogado partiu da ministra Laurita Vaz, nova relatora da Operação Lama Asfáltica no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ela considerou a prisão do advogado ‘desnecessária no momento’, mas encaminhou para o julgamento na 6ª Turma do STJ os pedidos de habeas corpus de Puccinelli e Puccinelli Júnior, que teve o pedido negado nesta quarta-feira (24). Resta agora apenas a decisão sobre o futuro do ex-governador.

Os três foram presos após o pedido do Ministério Público Federal (MPF), com deferimento do Tribunal Regional Eleitoral da 3ª Região (TRF-3), por conta de provas que foram apreendidas na 5ª Fase da Operação Lama Asfáltica, denominada ‘Papiros de Lama’, e que foi desencadeada no fim do ano passado.

João Paulo fechou o instituto Ícone, alvo da investigação e apontado como empresa de fachada usada apenas para a lavagem de dinheiro. O advogado também fez um depósito na ordem de R$ 2,461 milhões na conta judicial da 3ª Vara Federa de Campo Grande para tentar se livrar da cadeia, inicialmente, a estratégia não deu certo, já que teve o pedido de soltura negado no início deste mês. Calves já havia tentado a liberdade, anteriormente, justificando ser o único responsável pelo sustento de pessoa idosa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s