Histórico: Jair Bolsonaro é eleito presidente da República

Após quatro eleições consecutivas de vitórias do PT, o Brasil elegeu o representante de uma agremiação partidária diferente. O deputado federal Jair Bolsonaro, do PSL, foi eleito para ser o novo presidente do país, a partir de janeiro de 2019. Com 450.920 (99,21%) das urnas apuradas em todo o território nacional, até às 20h11min (DF), Bolsonaro somava 55,24% (57.501.118 votos) contra 44,76% (46.596.452 votos) de Fernando Haddad (PT), apesar de não estar 100% das urnas apuradas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já considerava impossível à reversão da vitória.

Mídia 1

A vitória histórica de Jair Bolsonaro foi confirmada ainda às 19h18min (DF), quando, com 94,44% das seções apuradas, ele alcançou 55.205.640 votos (55,54% dos válidos) contra 44.193.523 (44,46%) do adversário petista. Em uma campanha muito movimentada, marcada pelo atentado sofrido pelo candidato eleito, Bolsonaro pode ser reconhecido como o primeiro presidente do país eleito através de uma campanha focada principalmente nas redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas, meios e fontes de comunicação mais usadas no país.

Jair Bolsonaro tem 63 anos, é capitão reformado do Exército e deputado federal desde 1991. A candidatura surpreendeu, principalmente por ter pouco tempo para a propaganda partidária no rádio e na televisão e por não formar alianças com grandes partidos políticos. Devido a essas condições, apontou nas redes sociais e ganhou o apreço de muitos eleitores por investir num discurso que atingia o sentimento de revolta dos brasileiros: a corrupção e a violência.

Durante a campanha, no dia 06 de setembro, ele foi esfaqueado enquanto era carregado por uma multidão de apoiadores, na cidade de Juiz de Fora (MG). Devido a isso, precisou passar por uma cirurgia no abdômen, o que fez com que se afastasse definitivamente das campanhas de ruas e até mesmos dos debates políticos nas emissoras televisivas. No entanto, ele chegou a dar uma entrevista à Rede Record no mesmo dia em que a Rede Globo promoveu o confronto entre os postulantes, ainda no primeiro turno das eleições.

O novo presidente do país tem três filhos e todos são políticos (Carlos, Flávio e Eduardo). Ao falar pela primeira vez como candidato eleito, Bolsonaro agradeceu ao apoio e disse que defendera a Constituição. “Faço de vocês minhas testemunhas de que esse governo será um defensor da Constituição, da democracia e da liberdade. Isso é uma promessa, não de um partido, não é a palavra vã de um homem, é um juramento a Deus.”, afirmou em uma transmissão ao vivo pelo Facebook.

Ele também ressaltou que o Brasil tem tudo para ser uma grande nação. “Temos condições de governabilidade dados aos contatos que fizemos nos últimos anos com parlamentares, todos os compromissos assumidos serão cumpridos com as mais variadas bancadas, com o povo em cada local do Brasil que me estive presente.”, concluiu.

 Confira quais foram as principais promessas de Jair Bolsonaro

Redução do número de ministérios dos atuais 29 para cerca de 15, com cortes de cargos e fim das indicações políticas

Redução da carga tributária e desburocratização

Privatização ou extinção de estatais

Imposto de renda: alíquota única de 20% e isenção na faixa até 5 salários mínimos

Reforma política e o fim da reeleição

Expulsão de médicos cubanos que não conseguirem revalidar o diploma no Brasil e “credenciamento universal” de médicos para atendimento no SUS

Garantia de retaguarda jurídica de “excludente de ilicitude” para civis e policiais

Mudança no Estatuto do Desarmamento e tipificação de ações do MST como terrorismo

Redução da maioridade penal

Resgate do projeto das 10 medidas contra a corrupção

Mudanças na Lei Rouanet, que reverte recursos para cultura

Aproximação com EUA, Japão, Europa e Israel e distanciamento da Venezuela.

Um comentário sobre “Histórico: Jair Bolsonaro é eleito presidente da República

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s