Polêmica: mudança de nome de rua tradicional no bairro Monte Castelo gera revolta de moradores

Mudança de nome de rua é um dos projetos de lei que mais tramita na Câmara Municipal de Campo Grande, geralmente, o ‘rebatismo’ ocorre para homenagear determinado morador que viveu por muitos anos naquele endereço ou que tenha promovido alguma benfeitoria para a região. A mudança mais recente teve a proposta aprovada pelos vereadores na sessão ordinária desta terça-feira (30) e altera a Rua Santa Maria, na região do bairro Monte Castelo, que vai passar a se chamar Rua João Domingos Borges.

O Projeto de Lei (PL 9.093/18), de autoria do vereador Carlão (PSB), foi aprovado em caráter de urgência e agora segue para sanção do prefeito Marcos Trad, devendo ser publicado no Diário Oficial do Município (Diogrande) para entrar em vigor. “Fica alterado o nome dado a Rua Santa Maria, no Bairro Monte Castelo, que passa a denominar-se ‘Rua João Domingos Borges’, tendo seu inicio na Avenida Júlia Maksoud e término na Rua Dona Consuelo Muller.”, cita a matéria.

No entanto, moradores da Rua Santa Maria procuraram o jornal Cenário Capital para reclamar da mudança. Em suas versões, eles alegam que não foram ouvidos por nenhum representante para opinar sobre a alteração no nome da via. “Não fui consultada. Não fiquei sabendo de nenhuma reunião para decidir isso. Não aceito [a mudança no nome].”, disse a moradora Dayana Miranda, de 20 anos, que nasceu e cresceu naquela região.

Dona Neide Rodrigues, que mora há mais de 40 anos na Rua Santa Maria, afirmou que foi visitada por um grupo de pessoas que estavam promovendo um abaixo-assinado em favor da mudança no nome. “Acho que tem uns três meses, umas pessoas vieram aqui pedir para que assinasse uma folha para mudar o nome da rua, mas não assinei, minha vizinha estava comigo e também não assinou.”, contou.

Ainda segundo ela, o grupo já tinha coletado 200 assinaturas. “Saíram bravos porque não assinamos e disseram para nós que não precisavam da nossa assinatura, pois já tinham o suficiente para a mudança.”, completou dona Neide. “A desculpa deles [para a alteração] era de que o nome ‘Santa Maria’ iria para o bairro Santa Luzia, onde as ruas têm nome de santos”, concluiu.

Outro morador que também protestou contra a mudança, mas preferiu não se identificar, criticou o ato. “Quem é esse homem que está sendo homenageado? Gostaria de ter acesso a essa lista de moradores que assinaram o tal abaixo-assinado, quero mesmo saber se moram nessa rua. Nunca ouvi falar nesse nome João Domingos Borges.”, reclamou o homem, que habita a região há mais de 35 anos.

No projeto de lei, a justificativa para a alteração diz que João Domingos Borges morou por 30 anos no bairro Monte Castelo, sendo conhecido por muitos. “Os próprios moradores sugeriram o nome a ser homenageado.”, cita o documento. Procurado, o vereador Carlão afirmou que foram apresentadas todas as documentações necessárias, como o abaixo-assinado com aprovação de 2/3 dos moradores (85% dos moradores), além da certidão da SEMADUR concordando com a propositura e delimitando o trajeto a ser alterado por esta lei.

Além de residências e empresas de pequeno porte, a Rua Santa Maria também abriga a sede da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen). Conforme o projeto, agora aprovado, cabe ao Poder Executivo Municipal providenciar a substituição das placas e das mudanças nos registros e mapas municipais, relativamente à mudança de que trata esta lei.

O vereador Carlão se colocou a disposição para ouvir os moradores que não concordaram com a mudança, para isso, basta entrar em contato com o telefone do gabinete parlamentar, no (67) 3316-1555 ou 3316-1556 ou também pelo e-mail vereadorcarlaocg@gmail.com.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s