REME abre 35ª edição dos Jogos Infantis que terá participação de 3,5 mil atletas

Com a participação de 3,5 mil alunos de 72 escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme), a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) iniciou, na tarde desta quinta-feira (01), a 35ª edição dos Jogos Escolares Infantis (Jires).  Foi a primeira vez que o evento contou com uma solenidade olímpica, com desfile das delegações e acendimento da pira. A abertura aconteceu na escola Elpidio Reis, localizada na Mata do Jacinto.

Mídia

A secretária municipal de Educação, Elza Fernandes falou do empenho dos profissionais em treinar os alunos para os jogos esportivos realizados durante o ano. “Vocês transformam esses eventos não apenas em momentos de competição, mas também de confraternização”, pontuou.

O chefe da Divisão de Esporte, Arte e Cultura da Reme, Marcos Antônio Lopes, afirma que a ideia de realizar uma abertura para os Jogos Infantis tem o propósito de valorizar o trabalho dos professores e destacar a participação dos alunos. “Queremos que eles se sintam importantes e percebam que apostamos em seus potenciais. As famílias também poderão ver  que nosso trabalho é todo em prol da comunidade escolar”, destacou.

Apesar de ter caráter competitivo, o objetivo dos Jires é promover um intercâmbio social e esportivo entre as unidades de ensino da rede pública municipal, revelando novos talentos e incentivando os participantes ao seu progresso dentro da modalidade, valorizando o trabalho realizado pelos professores, alunos e unidades escolares.

Os Jogos Infantis da Reme foram criados para atender alunos dentro da faixa etária de dez a 12 anos, que participam do projeto Esporte Escolar,  atendendo os alunos no contra turno do ensino regular, visando a melhora das qualidades técnicas e corporais e contribuindo para a formação integral das crianças.

Os atletas disputarão as modalidades de atletismo, judô, karatê, ginástica artística, ginástica rítmica, xadrez, jogos de damas, tênis de mesa (individuais), basquetebol, handebol, futsal e voleibol. A escola campeã é definida pela somatória de pontos. A vencedora da última edição do campeonato foi a escola Licurgo de Oliveira Bastos.

As provas começam na próxima segunda-feira (5), na modalidade futsal, que irá ocorrer nas escolas Iracema Vicente, Professora Ana Lúcia de Oliveira Batista, João Cândido, Fauzze Scaff Gattass Filho e Antonio José Paniago. Os Jires acontecem até o dia 27 de novembro e a premiação será no dia 30, na Semed, reunindo as escolas participantes.

Raciocínio

Para o aluno Gabriel Lucas Souza Navarros, 12 anos, do 7º ano, que irá competir disputando tênis de mesa, a prática de determinadas modalidades que exigem concentração e estratégia, auxiliam no desenvolvimento do raciocínio. “Treinei toda semana para o campeonato. Também disputo xadrez e meu desempenho intelectual melhorou muito”, disse.

Diego Ferreira, 14 anos, do 9º ano da escola Nazira Anache, também vai competir no tênis de mesa e conta que treinou por duas horas diárias e por isso espera conquistar uma boa colocação para a escola. ‘O tênis tem me ajudado muito na escola e minha professora sempre acompanha meu desenvolvimento”, afirmou.

Diretora da escola Nazira Anache, Guilhermina Antunes Viana, contou que os alunos são muito participativos nas atividades da Divisão de Esporte, Arte e Cultura da Reme e aproveitam o espaço da escola para treinar além dos horários dos projetos.

A escola levou 35 atletas para os Jires. “Para eles está sendo muito importante prestigiar o evento porque é a primeira vez que participam da abertura de uma competição dessas. Percebo que os alunos que frequentam as modalidades oferecidas desenvolvem melhor o raciocínio e são mais organizados”, pontuou.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s