Após reclamação da retenção, Upas e CRSs recebem novos carros-macas

Após a reclamação por parte do Corpo de Bombeiros de que as macas estavam sendo retidas nos estabelecimentos de saúde de Campo Grande, a Prefeitura Municipal informou, nesta quinta-feira (22), que começou a entregar 22 novos carros-macas para as Unidades de Pronto Atendimento (UPASs) e Centros Regionais de Saúde (CRSs), além de 5.370 lençóis que serão distribuídos nas unidades de urgência, SAMU, Hospital Dia, Centro de Especialidades Médicas (CEM), Centro de Saúde do Homem, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e unidades básicas de saúde.

MC Móveis 2

De acordo com os bombeiros, entre 26 de setembro a 25 de outubro, 102 casos de retenções de macas em UPAs e CRSs foram registrados na Capital. A situação prejudica a população, já que a Unidade de Resgate (UR) só pode deixar o posto de saúde ou o pronto-socorro quando o carro-maca for devolvido. A retenção ocorre devido à falta de leitos hospitalares nos estabelecimentos de saúde, um problema que vem se alastrando há anos na cidade e parece estar longe de ser solucionado.

Diariamente, são cerca de cinco unidades de resgate do Corpo de Bombeiros atuando concomitantemente. Quando acontece o resgate, a central de regulação de vagas informa para onde o paciente deve ser encaminhado, quando a ambulância chega á unidade de saúde designada o paciente fica aguardando a liberação do leito para, somente então, deixar o carro-maca e liberar a viatura. Ainda segundo os Bombeiros, já houve casos em que o carro-maca ficar retida na unidade de saúde por 12 horas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau), mais de 4 mil pessoas são atendidas diariamente nas unidades de saúde, especialmente as Upas e CRSs. Nesta quinta-feira, as seis UPAs e os quatro CRSs começaram a receber os novos carros-macas que servirão para dar suporte aos atendimentos do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e evitar esses problemas de retenção de carros-macas por falta de leitos.

carro maca

Conforme as informações, estão sendo encaminhados três carros-macas para a UPA Coronel Antonino, três para a UPA Leblon, duas para UPA Moreninha, duas para a UPA Santa Mônica, duas para UPA Universitário, duas para CRS Tiradentes, duas para CRS Coophavilla, duas CRS Aero Rancho e duas CRS Nova Bahia. Ao todo, são 22 carros-macas que tiveram investimento de R$18.590.

Com relação aos lençóis, conforme relatório da Superintendência de Gestão do Cuidado da SESAU, 300 serão destinados ao SAMU, 1 mil para cama, 1 mil para maca e 500 para berço às unidades de urgência, 1.020 lençóis de maca para as unidades básicas, 500 lençóis de maca para o CEM, 100 lençóis de maca para o Hospital Dia, 100 lençóis de maca para o Centro de Saúde do Homem, 100 lençóis de maca e 720 de cama para os CAPS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s