Esperança de muitos idosos independentes, Vila da Melhor Idade ficará pronta somente em 2020

A ‘Vila da Melhor Idade’, primeiro condomínio exclusivo para pessoas acima dos 60 anos de idade, deve ser entregue somente no final de 2020 – na melhor das expectativas. O projeto, orçado em R$ 3,5 milhões, prevê 40 apartamentos de 35 metros quadrados cada, constituídos de sala, quarto, cozinha, banheiro, área de serviços e varanda. A finalidade da iniciativa, segundo o vereador Valdir Gomes, autor do projeto de lei que criou a proposta, é que os idosos morem sozinhos ou, no máximo, com um acompanhante.

Luciano Meotti corretor imoveis

Neste mês de dezembro, o projeto arquitetônico do condomínio será encaminhado para a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Público (Sisep), que cuidará dos trâmites burocráticos e até o mês de maio deve ser concluída a fase de licitação da contratação da empreiteira que executará a obra. O terreno onde será levantado o prédio já está definido, fica no centro da cidade, na confluência da Rua Anhandui com a Avenida Fernando Corrêa da Costa, próximo ao Horto Florestal, na antiga sede da Agetran.

Além de 40 apartamentos, o condomínio terá sala de jogos, horta coletiva, enfermaria, centro de convivência, biblioteca e capela ecumênica. Conforme a lei que criou a Vila da Melhor Idade, a Empresa Municipal de Habitação (EMHA) e a Secretaria Municipal de Assistência Social serão as responsáveis pelo cadastramento dos idosos beneficiados com os apartamentos, que não serão vendidos e sim alugados em regime rotativo, ou seja, quando o inquilino mudar ou vier a falecer, o apartamento será disponibilizado para outra pessoa cadastrada no programa.

Conforme explicou o vereador Valdir Gomes, essa primeira Vila foi projetada para idosos independentes e que conseguem se locomover sozinhos, mas terá todos os requintes de acessibilidade, com espaços adaptados para cadeirantes e elevador. Para conseguir um dos apartamentos, o idoso precisará comprovar renda de até dois salários mínimos. Haverá ainda um sorteio para definição dos beneficiados. O valor do aluguel não foi definido, nem a taxa de condomínio. Entretanto, a Vila terá salas comerciais que ajudarão a abater o valor das despesas e, consequentemente, o valor do aluguel.

“As lojas serão construídas para pagar as despesas. Tudo foi planejado. Com salário pequeno, o idoso não ia conseguir morar na área central, com tudo perto, e toda essa infraestrutura. Esse é apenas o primeiro projeto, teremos outros. Já está sendo planejado um segundo condomínio voltado para aqueles idosos que necessitam de um cuidador, com outro projeto adaptado para essa realidade. No entanto, ainda está sendo escolhida a área para abrigar esse empreendimento.”, comentou o vereador.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s