Instrumento de socialização inserido em UBSFs, dança circular traz benefícios à saúde de pacientes

Há cerca de 1 ano, a Dança Circular passou a ser inserida  inicialmente às atividades de três Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) de Campo Grande,  como prática integrativa e complementar, contribuindo para promoção da saúde e trazendo benefícios aos pacientes.

Drogaria Rio de Janeiro vermelhado

A Dança Circular consiste em um instrumento de sensibilização, socialização e resgate de valores humanos através da dança coletiva sempre em roda. Atualmente, a Dança Circular está inserida no cotidiano das UBSFs  Jardim Seminário, São Benedito, Paradiso, Vila Nasser e Vila Corumbá, dentro das atividades da Ginástica de Baixo Impacto.

A prática das Danças Circulares demonstrou-se como um potente recurso terapêutico, já que incentiva as interações entre os grupos, é o que explica a profissional de Educação Física, Débora Teresinha Tosta,  do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) Seminário A, responsável por introduzir a prática nas unidades de saúde.

Débora reforça que a prática incentiva diálogo entre as pessoas e desenvolve o senso de organização coletiva por meio da roda e o senso rítmico proporcionado pela música e o movimento corporal que ela cria, além de ser excelente instrumento de promoção, prevenção e terapêutica, assim como para o fortalecimento de vínculos sociais e comunitários.

“Tais práticas possibilitam a organização e trazem inúmeros benefícios não somente físicos, mas também para a mente. Temos recebido relatos de melhora na disposição física, bem como no controle da hipertesão e outras doenças”, disse.

Na questão emociona l há relatos de melhora da depressão, do humor, ansiedade e irritação, que atingem principalmente os idosos.

As atividades ocorrem ao menos uma vez por semana em espaços de uso social  inseridos a área das unidades são abertas a toda comunidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s