Parceria entre clínica da família e rede de óticas oferece atendimento oftalmológico a crianças

A parceria com a rede de Óticas Diniz, através do projeto “Amigos da Clínica da Família”, irá proporcionar a crianças do bairro Nova Lima – região norte de Campo Grande – atendimento oftalmológico gratuito. A pré-seleção ocorreu na última quarta-feira (28) na unidade e a próxima etapa de avaliação acontece no sábado (1º), a partir de 08h, no Parque Tarsila do Amaral, no Jardim Vida Nova.

Audire 3

Da Clínica da Família – UBSF Nova Lima – foram indicadas 54 crianças que passarão por consulta com o oftalmologista e, caso haja indicação para uso dos óculos, serão oferecidas as armações e as lentes.

A iniciativa serviu como ferramenta para aproximar as mães destas crianças ao atendimento prestado pela Clínica da Família, conforme explica a integrante do Conselho Local da unidade, Juscimeire Maciel da Silva.

“Com a convocação das crianças para a pré-seleção, muitas mães que não conheciam o serviço prestado pela unidade, que desde agosto é aberto à demanda espontânea e funciona das 7h às 19h sem intervalo para o almoço. Agora elas podem ser atendidas na unidade sempre que for necessário. É uma maneira de fortalecermos o vínculo do paciente com os profissionais da unidade”, frisou ela.

A gerente da Clínica da Família, Márcia Barbosa, afirma que a participação da sociedade nas ações da unidade contribui para a qualidade do atendimento prestado. “Com o envolvimento dos atores sociais locais, podemos melhorar o serviço de saúde ofertado. Assim, a população pode se sentir confiante com a garantia de atendimento”.

Clínica da Família 

A Clínica da Família – UBSF Nova Lima abrange os bairros Campo Verde e Nova Lima, totalizando mais de 10 mil pessoas na área de cobertura.

A unidade possui três equipes de Saúde da Família, sendo composta na totalidade por 47 profissionais nas seguintes categorias: 3 médicos, 3 enfermeiros, 3 odontólogos, 1 farmacêutico, 1 assistente social, 1 gerente, 3 auxiliares em saúde bucal, 6 técnicos de enfermagem, 4 assistentes administrativos, 17 agentes comunitários de saúde e 5 agentes de saúde pública.

Parceria

O Projeto “Amigos da Clínica da Família” que reúne empresas parceiras na promoção de serviços é uma iniciativa para envolver a comunidade no fortalecimento de vínculos entre o profissional de saúde e paciente. Com essa proposta, o Conselho Local da Clínica da Família – UBSF Nova Lima – propôs à rede de Óticas Diniz para realizarem o Diniz Social com as crianças do bairro.

O Diniz Social é uma iniciativa pioneira desta rede de óticas e tem o compromisso de contribuir para mudar a realidade da visão infantil, oferecendo atendimento oftalmológico gratuito a meninos e meninas, entre 06 e 12 anos. As crianças são selecionadas e indicadas e as Óticas Diniz se responsabilizam pela triagem, consultas e entrega dos óculos a aqueles que precisarem.

De acordo com o Conselho e a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, 8 em cada 10 alunos em idade pré-escolar nunca fizeram exames de vista e cerca de 30% apresentam alterações visuais que comprometem o desempenho escolar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s