Em episódio raro, advogado Abrão Razuk assume provisoriamente presidência do TRE-MS

O Juiz Eleitoral Abrão Razuk, oriundo da classe jurista, um dos representantes da advocacia na Corte, assume ineditamente a Presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) nesta segunda e terça-feira.

Mercabat final

Abrão, que é Pai do Diretor-Tesoureiro da OAB/MS, Stheven Razuk, assumiu a Presidência hoje em razão da ausência dos Desembargadores João Maria Lós e Sérgio Fernandes Martins, Presidente e Vice-Presidente do TRE-MS, respectivamente, que participam do XII Encontro Nacional do Poder Judiciário, em Foz do Iguaçu/PR.

“É a primeira vez que um advogado preside uma sessão jurisdicional no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul. É uma honra para todos nós podermos estar aqui como colegas de plenário. Vossa excelência traz uma experiência muito grande da advocacia e é um grande exemplo da importância da oxigenação dos tribunais, não só eleitorais, mas todos os tribunais jurisdicionais administrativos, da participação de advogados”, disse o membro efetivo, na classe de jurista, Daniel Castro Gomes da Costa.

A Juíza Elizabete Anache também parabenizou Razuk. “Quero aproveitar a oportunidade para externar os meus cumprimentos e enobrecer esse momento, que representa um marco não só para a advocacia, mas para a magistratura como um todo. É um símbolo da sua competência e seu nome honrado. Meus parabéns”.

Emocionado, Razuk agradeceu os colegas pelas palavras. “Ter a honra de assumir a presidência provisoriamente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul, que goza de um prestigio muito grande não só em Mato Grosso do Sul, como em todo o país, é uma emoção muito grande. É um exemplo para minha família, para os meus descendentes. É um premio de realização de vida. É uma honra ser magistrado. Muito obrigado”.

Trajetória

Razuk lembra um pouco dos 50 anos de carreira. “Era um sonho desde menino fazer direito, seguir a carreira jurídica. Comecei a advogar em 9 de fevereiro de 1968. A minha primeira petição foi em marco de 1968. Comecei como advogado, pertencente a gloriosa Ordem dos Advogados do Brasil e hoje na qualidade de jurista que estou aqui pelo correspondente ao 5° Constitucional. É uma emoção muito grande presidir essa Corte, Poder Judiciário respeitado no país inteiro. É uma homenagem aos meus colegas advogados. Já fui Juiz de Direito concursado, Defensor Público, uma trajetória nesse via jurisdicional e advocatícia”.

Razuk deixa uma mensagem aos jovens advogados e advogadas. “Basta seguir as palavras de Ulpiano: “Viver honestamente, não lesar a outrem, dar a cada um o que é seu”. E explica: “Exercer com dignidade e com ética, fiel ao seu cliente, sobretudo dignificar a Ordem dos Advogados do Brasil, que dali que saem os Magistrados, os Promotores. A juventude tem o dever de respeitar o Estatuto Ético da Ordem dos Advogados do Brasil. Eles, os Advogados, que amanhã serão a base do Poder Judiciário e do Ministério Público”, concluiu emocionado.

Nascido em Campo Grande (MS), Abrão Razuk é formado pela Faculdade de Direito de Sorocaba (SP) e especialista em Direito Civil. Já foi Juiz de Direito em Aquidauana e Miranda, Vice-Presidente da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras e membro efetivo do TRE-MS, na classe jurista, no biênio 2015/2017. Atualmente, é membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), na classe jurista.

Sua caminhada também foi homenageada no último dia 23 de novembro com a Medalha Ministro Célio Silva, outorgada pelo Colégio Permanente de Jurista da Justiça Eleitoral Brasileira (Copeje).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s