André Puccinelli e filho serão soltos após mais de 150 dias na cadeia

O ex-governador André Puccinelli (MDB) e o seu filho, advogado André Puccinelli Júnior, tiveram assinadas nesta quarta-feira (19) as liminares para que deixem a prisão. Os dois ocupavam a cela 17 do Centro de Triagem Anísio Lima, no Complexo Penitenciário de Segurança Máxima de Campo Grande. Eles estavam presos desde o dia 20 de julho em decorrência da Operação Papiros de Lama, quinta fase da Lama Asfáltica, que apura desvios milionários na gestão do emedebista frente ao Governo do Estado.

Carlinos cabelo

A liminar partiu da ministra Laurita Vaz, do STJ (Superior Tribunal de Justiça), no entanto, não foram divulgados ainda maiores detalhes desta nova decisão. A publicação da liminar deve ocorrer somente no dia 1º de janeiro. A liberdade da família Puccinelli acontece na véspera do recesso do Poder Judiciário.

Os Puccinelli ficaram presos provisoriamente por 152 dias, após insistentes pedidos de habeas corpus serem negados pela Justiça, que sempre sustentou a tese de que os dois, soltos, poderiam atrapalhar o andamento da investigação. Por outro lado, André acusou o fato de ser uma jogada política, tendo em vista que a prisão ocorreu dias antes da convenção partidária que o levaria para a disputa da reeleição.

Na ‘Papiros de Lama’, a Polícia Federal apontou para um esquema de corrupção envolvendo o Instituto Ícone, que pertence à Puccinelli Júnior. A empresa era usada para fazer a lavagem de dinheiro desviado na gestão estadual. A firma tinha como sócio o advogado João Paulo Calves, que também foi preso naquela ação de julho, sendo liberado no dia 23 de outubro por determinação do STJ.

Na época, a PF disse que descobriu, em uma quitinete alugada no bairro Indubrasil, em Campo Grande, vários documentos pertencentes à Puccinelli, entre os papéis estariam informações fiscais e financeiras. Essa foi a segunda prisão do ex-governador e também a mais longa, até agora.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s