Reinaldo aposta em Geraldo Resende, Roberto Hashioka e Murilo Zauith; Governo terá apenas 9 Secretarias Estaduais

Com o reforço do ex-deputado federal Geraldo Resende (PSDB) e do atual diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran),  Roberto Hashioka, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) anunciou nesta sexta-feira (28) a nova composição do seu primeiro escalão, já com a reforma administrativa que reduziu ainda mais o número de secretarias, ficando apenas nove. Além destes nomes, o vice-governador eleito este ano, Murilo Zauith (DEM), também irá comandar uma pasta.

Markha Gás

Os nomes já eram cotados para os cargos, Resende irá para a Secretaria do Estado de Saúde com a missão principal de dar continuidade ao programa Caravana da Saúde, principal projeto da gestão de Reinaldo Azambuja ao longo deste primeiro mandato. A escolha pelo ex-deputado também se deve a sua proximidade com o futuro ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

A ida de Geraldo Resende para o Estado reflete na bancada sul-mato-grossense na Câmara dos Deputados. O douradense era o primeiro suplente à vaga de deputado federal e iria assumir no lugar de Tereza Cristina (DEM), que irá se tornar ministra da Agricultura. Agora, quem ficará com a vaga agora será Beatriz Cavassa (PSDB), ex-1ª dama de Corumbá.

Não será a primeira vez que Geraldo Resende assume a Secretaria do Estado de Saúde. Na gestão de Zeca do PT, ele esteve à frente da pasta entre os anos de 2000 a 2002. O político é médico e nos último anos esteve como deputado federal, sendo reeleito duas vezes consecutivas, no pleito deste ano ficou na suplência. De acordo com Reinaldo Azambuja, o parlamentar tinha essa vontade de reassumir a SES.

Já Roberto Hashioka foi escolhido para substituir Carlos Alberto de Assis na Secretaria do Estado de Administração e Desburocratização. O novo diretor do Detran ainda não definido. Enquanto que Assis irá  tratar da articulação política do Governo do Estado na Capital, função parecida com a que será exercida por Sérgio de Paula, ex-secretário da Casa Civil e responsável pela campanha de Reinaldo este ano. Ele ficará a cargo da articulação no interior do Estado.

Hashioka é um veterano na política sul-mato-grossense. Foi prefeito de Nova Andradina por três vezes e já esteve à frente da Agepan. Ele é engenheiro civil e servidor público, lotado na Agesul. Desde 2017 estava como diretor-presidente do Detran/MS.

O vice-governador Murilo Zauith ficará responsável pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, substituindo Helianey Paulo da Silva. Felipe Mattos de Lima Ribeira substituí Guaraci Fontana na Secretaria do Estado de Fazenda; Carlos Eduardo Girão assumirá a Controladoria-Geral do Estado e Fabíola Marquetti Sanches Rahim vai chefiar a Procuradora-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul.

Da atual composição, apenas cinco nomes foram mantidos pelo Governador: Antônio Carlos Videira, na Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp); Maria Cecília Amendola da Motta, na Secretaria do Estado de Educação; Elisa Cleia Nobre, na Secretaria do Estado de Assistência Social; Eduardo Ridel, na Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica; e Jaime Verruck, na Secretaria do Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico.

Dentre os nomes especulados para a nova equipe de secretariados estava o do ex-senador Pedro Chaves, então previsto para assumir a Educação. No entanto, segundo Reinaldo Azambuja, o empresário foi convidado para fazer a articulação política do Governo do Estado em Brasília. O governador não disse se o político aceitou o seu convite para a função. Os demais nomes serão confirmados somente após a posse para o segundo mandato, em janeiro.

Com a reforma administrativa, a Secretaria de Governo ficou maior e vai acumular uma gama de superintendências, como a de Políticas Públicas para Idosos, LGBT, Pessoas com Deficiência, Assuntos Comunitários, Igualdade Racial, Mulheres, Juventude e Populações Indígenas, além das fundações de Cultura, Rádio e TV Educativa, Esporte e Turismo. No dia 02, toda a equipe vai se reunir para definir as metas e formalizar o contrato de gestão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s