Terceiro Ecoponto da Capital vai receber resíduos sólidos da região do Nova Lima

A Prefeitura Municipal de Campo Grande inaugura na próxima quinta-feira (7), às 9h, o Ecoponto Nova Lima. O equipamento é o 3º implantado pelo município em parceria com a CG Solurb Soluções Ambientais, e vai funcionar na Rua Pacajus, n. 194, cruzamento com a Rua Galdino Afonso Vilela, no Bairro Nova Lima.

PMCG Midia IPTU

De acordo com a diretora-presidente da Planurb, Berenice Maria Jacob Domingues, esse é o terceiro Ecoponto dos cinco que serão instalados na capital. Ela esclarece que os Ecopontos são equipamentos urbanos importantes para a gestão dos resíduos sólidos visando garantir à população um espaço para a coleta e o descarte da construção civil, resíduos eletrodomésticos, eletroeletrônicos, móveis inutilizáveis, galhos e podas.

“O novo Ecoponto vai ampliar o número de moradores já beneficiados e de bairros atendidos por esses equipamentos. Essa iniciativa fará com que os moradores de Campo Grande tenham mais uma opção para colaborar com a destinação correta dos resíduos sólidos do Município”, afirmou a diretora da Planurb.

O Chefe de Divisão de Saneamento Ambiental da Planurb, Aurimar Filho, revela que em 2018 foram coletados nos Ecopontos Panamá e Noroeste, um montante de 2.567,84 toneladas de resíduos, e explicou:

“O Ecoponto Panamá recebeu entre março e dezembro de 2018, uma média diária de 40 pessoas, com picos em dezembro de mais de 100 usuários/dia. Já o Ecoponto Noroete recebeu entre agosto e dezembro de 2018, uma média diária de 15 usuários”, disse o técnico.

O diretor de Planejamento Ambiental da Planurb, Rodrigo Giansante, explicou ainda que a Planurb, além de outras organizações públicas e privadas, realizou ações de sensibilização para a população e comércio no entorno do Ecoponto.

“Durante a semana de inauguração dos Ecopontos são realizadas ações de educação ambiental no bairro e o seu entorno, com intuito de levar informações aos munícipes sobre a importância dessa instalação e a espécie de materiais que poderão ser destinados aos Ecopontos”, apontou Rodrigo.

Além da Planurb, também participam da ação a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços (Sisep), Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos (Agereg) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur).

Estrutura

A estrutura do Ecoponto Nova Lima receberá o descarte de resíduos de pequenos volumes (até 1 metro cúbico por pessoa/dia). Contará com três caixas brooks para o recebimento de entulho com capacidade total de 12m³; uma caixa brooks para o recebimento de resíduos eletroeletrônicos com capacidade de 4 m³; uma caçamba para o recebimento de podas e galhos com volume de 36m³ e uma para móveis inservíveis com capacidade de 36m³.

O local será equipado com sete estruturas de Local de Entrega Voluntária (LEVs).  Assim como os outros Ecopontos, seu funcionamento ocorrerá das 08h às 18h de segunda a sábado.

Saiba mais

O Ecoponto Panamá está localizado na Rua Sagarana com a Avenida José Barbosa Hugo Rodrigues, no Bairro Panamá.  Já o Ecoponto Noroeste localiza-se na Rua Piraputanga esquina com Guarulhos, no Bairro Noroeste. O funcionamento dessas instalações é de segunda a sábado, das 8h às 18h.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s