Dor e lágrima no Ninho do Urubu; um Flamengo derrotado

Tragédia, assim iremos chamar, mas apenas por respeito aos inocentes, adolescentes, repletos de sonhos e metas no badalado mundo do futebol. No entanto, o que realmente aconteceu na madrugada desta sexta-feira (08) no Ninho do Urubu, Centro de Treinamento (CT) do Flamengo, no Rio de Janeiro, foi um autêntico assassinato provocado pelos cartolas, empresários e diretores do clube carioca que, mesmo sabendo dos riscos, optaram por manter o alojamento ativo, sem ter alvará ou licença.

Dez garotos morreram asfixiados e tiveram os corpos parcialmente carbonizados. Todos os jogadores atuavam nas categorias de base do Flamengo e dormiam no momento em que um aparelho de ar-condicionado teve um curto, provocando as primeiras chamas. O alojamento foi montado dentro de um contêiner e tinha em seu interior divisórias de madeira, o que contribuiu para o rápido aumento do fogo. Os bombeiros foram acionados às 5h14min (no horário local), chegaram ao local às 5h38min, e controlaram o fogo em pouco menos de uma hora.

Não foi acidente

Segundo a nota da Prefeitura Municipal do Flamengo, o Centro de Treinamento George Helal, conhecido como Ninho do Urubu, tem a atual licença com validade até o dia 30 de março deste ano. A área de alojamento dos atletas das categorias de base, distribuída em seis contêineres, totalmente destruídos pelo incêndio. Por não possuir alvará de funcionamento, a Secretaria de Fazenda lavrou quase 30 autos de infração contra o Clube de Regatas do Flamengo em pouco mais de um ano.

A Prefeitura explica que, em nenhum pedido feito pelo Flamengo, existe a presença de um alojamento na área. No projeto protocolado na Secretaria de Urbanismo, “a área está descrita como um estacionamento de veículos e não como um alojamento de atletas de base do clube”. O Município também alertou que o Centro de Treinamento do Vasco da Gama e do Fluminense Futebol Clube também funcionam sem alvará de licenciamento para edificações.

O presidente do Flamengo, Rodolfo Landin, disse à imprensa que essa é a maior tragédia pela qual o clube já passou nos 123 anos de sua existência. O Governo do Estado e a Prefeitura do Rio de Janeiro decretaram três dias de luto oficial. A próxima rodada do Campeonato Carioca foi transferida para o meio da semana que vem. O clássico Flamengo e Fluminense será na quinta-feira (13), às 20h, e Vasco e Resende, na quarta-feira (14), às 21h30. Todos os jogos deste final de semana terão um minuto de silêncio em alusão ao ocorrido.

Conheça os 10 adolescentes mortos no incêndio

ARTHUR VINÍCIUS

Arthur Vinícius de Barros Silva Freitas
Zagueiro sub-15 | 14 anos. Volta Redonda (RJ)
Arthur Vinícius estava no Flamengo há três anos e completaria 15 anos neste sábado, dia 9. Morava com prima, tia e a mãe no bairro Volta Grande II. A família se organizava para viajar ao Rio de Janeiro para celebrar seu aniversário. No fim do ano passado, foi convocado para a seleção brasileira sub-15.

ATHILA PAIXÃO

Athila Souza Paixão
Atacante sub-15 | 15 anos. Lagarto (SE)

Nascido no Povoado Brasília, em Lagarto, Sergipe, Athila foi revelado pela Escolinha Geração do Futuro, a mesma por onde passou o atacante Diego Costa, que atualmente joga pelo Atlético de Madrid. O garoto atuou na Copa Zico e chamou a atenção de clubes do Rio de Janeiro. Passou por uma avaliação de 10 dias no Ninho do Urubu e foi aprovado em abril de 2018.

BERNARDO PISETTA

Bernardo Pisetta
Goleiro sub-15 | 15 anos. Indaial (SC)

Catarinense de Indaial, Bernardo começou sua carreira de goleiro no futsal. Antes de migrar para o campo, o atleta defendia o time do Guarani, de Brusque, e passou pelo Athletico Paranaense antes de seguir para o Rio de Janeiro. Pisetta estreou no time de base do Flamengo em 25 de agosto de 2018.

CHRISTIAN ESMÉRIO

Christian Esmério Candido
Goleiro sub-15 | 15 anos. Rio de Janeiro (RJ)

Christian era uma das maiores promessas de sua geração e um dos destaques das categorias de base do Flamengo. Colecionava convocações para a seleção brasileira de sua categoria e era monitorado por clubes do exterior. No fim do ano passado, chegou a postar uma foto ao lado do técnico da Seleção, Tite, em uma de suas passagens pela Granja Comary.

GEDSON SANTOS

Gedson Santos
Meia sub-15 | 14 anos. Itararé (SP)

Conhecido pelos amigos como “Gedinho”, Gedson é de Itararé (SP), onde começou a jogar futebol no projeto Associação Atlética Banco do Brasil. Depois, em Curitiba, jogou no Trieste Futebol Clube, pelo Athletico Paranaense até o fim do ano passado. Estava em seus primeiros dias no alojamento da base do clube carioca.

JORGE EDUARDO

Jorge Eduardo Santos
Volante sub-15 | 15 anos. Além Paraíba (MG)

Mineiro de Além Paraíba, Jorge Eduardo completaria 16 anos no próximo dia 14. Ele chegou ao Rio de Janeiro com 12 anos e morou na casa de amigos até completar a idade permitida para morar no Ninho do Urubu (14 anos). Começou aos seis anos no futsal e chamou atenção de olheiros.

PABLO HENRIQUE

Pablo Henrique da Silva Matos
Zagueiro sub-15 | 14 anos. Oliveira (MG)

Mineiro da cidade de Oliveira, a cerca de 150km de Belo Horizonte, Pablo Henrique era primo do também zagueiro Werley, do Vasco, e estava no Flamengo desde agosto do ano passado. Começou no Atlético-MG, aos 12 anos, mas ficou pouco tempo por causa de problemas musculares. Ele voltou a jogar na Inter Academy, programa oficial da Inter de Milão, em Divinópolis, em 2018.

RYKELMO

Rykelmo de Souza Viana
Volante sub-15 | 16 anos. Limeira (SP)

Conhecido como “Bolívia”, Rykelmo nasceu em Limeira e foi batizado em homenagem a Juan Román Riquelme, craque de Boca Juniors, Barcelona e da Argentina. A ideia do nome foi do pai, que adicionou as “y”, “k” e “o”, mas manteve o tributo ao ex-jogador. Jogava na categoria sub-17 e completaria 17 no próximo dia 26. Era considerado umas das promessas do time e muito querido pelos companheiros.

SAMUEL THOMAS

Samuel Thomas Rosa
Lateral-direito sub-15 | 15 anos. São João de Meriti (RJ)

Nascido em São João de Meriti, o lateral-direito Samuel completaria 16 anos no dia 4 de abril. Ele morava no Morro do Conceito, em São João de Meriti. Era titular do Flamengo. Foi vice-campeão da Copa Votorantim e campeão da Copa Nike.

VICTOR ISAÍAS

Victor Isaías
Atacante sub-15 | 15 anos. Florianópolis (SC)

Natural de Florianópolis, Victor Isaías surgiu no futsal do Figueirense, passou pelo Athletico Paranaense e foi contratado pelo Flamengo no segundo semestre do ano passado. O jovem atleta era agenciado por Sávio, ídolo do Rubro-Negro.

 

 

*Com informações do G1.com

Kascatinha lanches

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s