Aplicativo permite ao eleitor acompanhar toda a atividade de senadores e deputados

Já está disponível para qualquer cidadão o aplicativo Poder do Voto, que pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Android e IOs. Por meio dele, o cidadão pode acompanhar as discussões no Congresso Nacional quanto aos projetos de lei em pauta e conhecer a opinião de diferentes entidades sobre determinada matéria. Para celebrar o lançamento da ferramenta, um binóculo gigante apontado para o Congresso Nacional foi instalado nesta terça-feira (12) em frente ao Parlamento, na Esplanada dos Ministérios.

Marcos Camargo Som

Através do aplicativo, os cidadãos poderão também seguir até três senadores e um deputado federal e, assim, saber como votaram sobre determinada proposta. O usuário poderá ainda postar comentários, dizer se é a favor ou contra uma lei em tramitação na Casa.

Segundo Mario Mello, fundador do Poder do Voto, instituição sem fins lucrativos criada em 2017, ao se cadastrar no aplicativo, o usuário recebe alertas de leis relevantes antes de a matéria ser votada em plenário. “Você coloca a sua opinião e o parlamentar receberá um relatório de quantos são contra ou a favor”, explicou.

Mario Mello disse que as opiniões dos usuários são enviadas para os e-mails dos parlamentares. “O aplicativo tenta resolver três problemas: amnésia política, acompanhamento do parlamentar e responder à pergunta: ele representa ou não me representa?”.

O objetivo, disse Mario Mello, é fortalecer a cidadania. “É um instrumento de participação e cobrança, e o binóculo representa esse marco: transparência e aproximação com a atividade parlamentar”.

*Com informações da Agência Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s