Com moral elevada no Senado, Simone Tebet comandará a CCJ

Após ganhar notoriedade no cenário político nacional por ‘peitar de frente’ o ‘todo poderoso’ Renan Calheiros (MDB/AL) na disputa pela indicação do partido para a eleição do novo presidente do Senado Federal, no início deste ano, a senadora por Mato Grosso do Sul Simone Tebet (MDB) agora tem o seu nome gritado nos corredores do poder como a mais nova presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que é apelidada pelos engravatados de ‘o coração do Senado’.

MC Móveis 2

Conforme decidido na sessão ordinária desta terça-feira (12), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM/AP), convocou para esta quarta-feira (13), às 10 horas (DF), a eleição para presidentes das 13 comissões permanentes da Casa. Conforme as informações que circulam nos bastidores do poder, o MDB, de Simone, comandará também outras duas Comissões: de Educação e a Mista de Orçamento.

A mais importante da Casa, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), é responsável por analisar todas as medidas legislativas que tramitam no Senado. Os membros, 27 parlamentares, debatem e deliberam sobre a constitucionalidade das proposições antes que sejam submetidas ao plenário do Senado Federal para a apreciação e votação final.

Por meio de sua assessoria de imprensa, Simone comentou o assunto. “A CCJ é o coração do Senado Federal porque avalia a constitucionalidade, legalidade e mérito de projetos importantes para o desenvolvimento do país. Dois exemplos de decisões importantes que serão analisadas na comissão são a PEC da Reforma da Previdência e o pacote de medidas do ministro Sérgio Moro.”, disse.

Outro ponto destacado pela futura presidente da CCJ foi à criação de subcomissões para os projetos citados, com objetivo de criar celeridade aos trabalhos da CCJ. “Nada impede que criemos subcomissões, porém, tudo será debatido. Além disso, o presidente não decide sozinho, pois conta com a participação do colegiado.”, acrescentou a senadora. Os nomes dos presidentes e vices de cada Comissão devem ser indicados pelos partidos ainda hoje e apresentados, por meio de aclamação, na quarta-feira (13).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s