Brasileirão 2019 terá VAR em todos os jogos

Pela primeira vez na sua história, o Campeonato Brasileiro de futebol, principal competição esportiva do país, terá todos os seus 380 jogos com a presença do árbitro auxiliar de vídeo (VAR, na sigla em inglês). A confirmação aconteceu nesta sexta-feira (22), durante o conselho técnico entre a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e representantes dos 20 times presentes na primeira divisão.

A novidade era para estar presente, pelo menos, desde o ano passado, no entanto, a maior parte dos clubes não aprovaram as condições impostas pela CBF. Agora, numa nova proposta apresentada aos times, a aprovação do VAR foi unânime. Conforme as informações, a própria entidade vai arcar com os custos de tecnologia e infraestrutura, enquanto que as equipes deverão ser responsáveis apenas pelas despesas de pessoal dos profissionais que vão operar a ferramenta.

No Brasil, o VAR é usado desde 2017, desde então, foram 21 jogos no país, sendo 13 na Copa do Brasil, três no Campeonato Carioca; dois no Campeonato Pernambucano; um no Campeonato Catarinense e outro no Campeonato Gaúcho.  O custo estimado para cada um deles é de R$ 350 mil para ter o árbitro de vídeo em todos os 19 jogos como mandante no campeonato.

Sem limites para troca de técnicos

Outra proposta colocada em votação na reunião desta sexta-feira foi o limite para a troca de técnicos durante o Campeonato Brasileiro. Entretanto, os clubes rejeitaram a regra. A CBF queria limitar para apenas uma mudança de treinador durante toda a competição. Além disso, os times deverão ter no máximo 40 inscritos, sendo o uso de atletas do sub-20 ilimitado e a permissão para que o clube possa realizar até cinco substituições na lista final ao longo do Brasileirão.

Supercopa do Brasil

No próximo ano, o calendário do futebol brasileiro terá uma competição extra. Trata-se da Supercopa do Brasil, torneio simples que será disputado entre os campões da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro. A disputa será em partida única, em estádio neutro e será realizada no inicio da temporada seguinte, ou seja, os campeões dessas duas competições neste ano de 2019 disputarão o caneco em 2020.

 

Foto de capa: Thayuan Leiras/Globoesporte.com/Reprodução

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s