Conflito na fronteira da Venezuela faz a sua primeira vítima fatal

A batalha pela libertação da Venezuela começou da pior forma possível. Na manhã desta sexta-feira (22), na cidade de Kumarakapay, próximo da fronteira com o Brasil, um conflito entre tropas militares daquele país e um grupo de indígenas da comunidade San Francisco de Yuruaní resultou na morte de pelo menos uma pessoa e deixou 12 feridas. A informação foi divulgada por Juan Gauidó, opositor que se autoproclamou presidente interino da Venezuela.

Por volta das 9h, guardas venezuelanos liberaram a passagem de duas ambulâncias da Venezuela. Os veículos transportavam pessoas feridas no conflito para o Hospital Délio Tupinambá, em Pacaraima (RR), mas depois saíram com destino ao Hospital Geral de Roraima, em Boa Vista, a 215 km da fronteira. Funcionários do hospital de Pacaraima disseram que os veículos transportavam ao menos três pessoas, sendo duas feridas a tiros.

Todas as fronteiras da Venezuela estão fechadas deste a quinta-feira (21) por determinação do presidente Nicolás Maduro, que não aceita receber a ajuda humanitária enviada por vários países do mundo. O povo venezuelano enfrenta a pior crise financeira de sua história, com escassez de alimentos e de itens considerados essenciais para o dia a dia.

Pelo Twitter, Juan Gauidó afirmou que o confronto em Kumarakapay deixou um morto e 12 feridos. Guaidó marcou para o próximo sábado a passagem de ajuda humanitária doada por outros países, entre eles o Brasil. Voluntários irão em caravanas às fronteiras terrestres e marítimas do país para ajudar. Maduro se nega a receber ajuda internacional, que segundo ele representa um pretexto para uma invasão militar à Venezuela e subsequente golpe para tirar o ‘chavismo’ do poder.

 

Foto de capa: Alan Chaves/G1 RR

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s