Fiems ‘camufla’ edital que reelegerá Sérgio Longen pela 4º vez

Está lá, é o penúltimo conteúdo da última página do último Diário Oficial do Estado (DOE) da semana passada, que caminhava já em ritmo de Carnaval. Neste clima propício à desatenção, um edital não passa despercebido, trata-se da divulgação de chapas (chapa única) inscritas para a disputa da eleição para nova diretoria da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems). Não seria algo suspeito se a tal eleição na Casa da Indústria não ocorresse em tão pouco tempo após a investigação policial que sucumbiu até os mais altos patamares desta poderosa e milionária organização.

Sanmar contabilidade

Seu atual presidente, o empresário Sérgio Longen, lidera a chapa intitulada ‘MS+’ e deve ser eleito para o quarto mandato consecutivo. Ele está no posto desde 2007 e, caso ninguém tenha coragem de enfrenta-lo nesta nova oportunidade, ficará por mais quatro anos (2019-2023), totalizando no final desta eventual nova gestão 16 anos de poder absoluto.

Um edital ‘fantasiado’

O edital não traz maiores detalhes sobre como será a eleição, sequer diz quando a mesma acontecerá. Conforme consta, o pleito ocorrerá respectivamente em primeira e eventual segunda convocação. O  texto diz também que a impugnação de candidatura deve ser feita perante a Secretaria da Federação em sua sede, na Av. Afonso Pena 1.206, B. Amambai, no prazo de cinco dias a contar do dia 1º de março e não fala nada sobre o prazo ser contado apenas sobre dias úteis.

Edital Fiems

A composição da chapa MS+ é formada praticamente pelas mesmas pessoas, mas com algumas mudanças pontuais, como Alonso Resende do Nascimento, atual 1º vice-presidente, que passará a ser o 2º vice-presidente, enquanto que Claudia Pinedo Zottos Volpini, até então 1º secretária, assume o cargo de 1º vice-presidente. José Francisco Veloso Ribeiro, hoje 2º vice-presidente, passará a ser o 3º vice-presidente. Outra mudança foi no cargo de delegado titular de representante da CNI, então ocupados por Sérgio Longen e Roberto José Faé, que será substituído por Claudia Volpini. Ele fica como suplente.

Poder absoluto

nova_diretoria_2_a
Sistema Fiems envolve classe empresarial e políticos ‘fortes’ de Mato Grosso do Sul (Foto: Fiems/Reprodução)

A permissão de sucessivas reeleições vem sendo questionada pela classe industrial sul-mato-grossense neste ano de 2019, especialmente após a deflagração da Operação Fantoche, que cumpriu dois mandados de busca e apreensão em Campo Grande, tendo como alvo o próprio presidente Sérgio Longen, que alega inocência de todas as acusações.

A ação da Polícia Federal investiga irregularidades e desvios de dinheiros em contratos de empresas com instituições ligadas ao chamado ‘Sistema S’, por sua vez administradas pelas federações estaduais de indústrias e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Na operação, realizada no dia 19 de fevereiro, três presidentes de federações foram presos, além do presidente da CNI. Todos soltos na mesma noite.

Os mandados foram autorizados pela 4ª Vara da Justiça Federal de Recife (PE), que também determinou a quebra do sigilo bancário, fiscal e bloqueio de bens dos 24 investigados, entre eles o presidente da Fiems, ao todo, foram R$ 400 milhões bloqueados.

A publicação do edital de eleição quase que ‘camuflado’ pelo feriado de Carnaval – importante dizer que a assessoria da Casa da Indústria não produziu nenhum release a respeito de algo tão importante como é uma eleição para nova diretoria – levanta uma suspeita: Será que o presidente Sérgio Longen teme perder o cargo e ter os possíveis esquemas contratuais revelados pelo seu sucessor?

A Fiems sempre foi uma ‘caixa-preta’ no Estado, um vespeiro jamais tocado por qualquer órgão controlador e fiscalizador, nem mesmo após a deflagração da operação citada anteriormente. Feita de pessoas poderosas, a Casa da Indústria envolve muita gente engravatada e a sua ‘abertura’ pode provocar um efeito dominó e derrubar ‘verdadeiros gigantes’ do nosso Estado.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s