Estudantes que integram o CadÚnico têm até quarta-feira para requerer inscrição gratuita no Enem

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) orienta sobre o direito de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019.  A isenção da taxa é garantida aos estudantes que declararem estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica.  O período para fazer a solicitação vai até essa quarta-feira (10).

O participante que deseja solicitar o direito de não pagar os R$ 85 de taxa deve acessar a página do Enem 2019 e se inscrever. Os candidatos saberão o resultado dos pedidos em 17 de abril no próprio site do Enem. Vale lembrar que a obtenção da isenção da taxa não significa a inscrição automática no exame. Esta etapa terá que ser concluída em maio.

Os estudantes contemplados por esse Decreto fazem parte do grupo que têm direito à gratuidade da inscrição do Enem. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) preparou um tutorial explicando o passo a passo para a solicitação da isenção da taxa.

A relação de documentos aceitos no caso de recursos está listada no Site Enem 2019, na opção “solicite a isenção” e no Portal do Inep.

Pelas regras do edital, são quatro categorias de gratuidade:

Além dos estudantes que declararem estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por serem membros de família de baixa renda, e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), também podem solicitar isenção:

–  Estudantes que estejam cursando o último ano do ensino médio na rede pública;
– Candidatos que tenham cursado todo o ensino médio em escola da rede pública;
– Para estudantes da rede privada, podem realizar o Enem gratuitamente aqueles que tenham bolsa integral e com renda per capita de até meio salário mínimo, ou até três salários mínimos de renda familiar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s